Já fomos crianças um dia e, se você foi uma que teve a chance de brincar em um parque infantil, por mais simples que eles tenham sido, deve ter boas lembranças na memória.
Afinal, geralmente é lá que a gente faz as primeiras amizades, toma os primeiros banhos de sol, tem contato com a natureza e se aventura nos brinquedos.
Por esses motivos é que os pais da atualidade e os diretores das escolas devem preservar essa tradição de instalarem playgrounds infantis e estimularem uma infância saudável para os pequenos.
Quer saber mais um objetivo de um parque infantil? Separamos outros 4! Confira:
1. O objetivo de um parque infantil é contribuir com uma infância feliz
Simples assim. Como dissemos na introdução, as brincadeiras no playground – seja ele instalado na pracinha da cidade, no condomínio ou na quadra da escola –, contribuem para uma infância feliz.
Isso porque nessa fase as crianças começam a descobrir o mundo lá fora e a construir as primeiras impressões sobre ele. E nada melhor do que esse primeiro contato seja de forma lúdica e repleta de uma aventura segura, não é mesmo?
2. O parque infantil estimula a saúde física e psicológica
Sempre falamos aqui no blog da Aquarela Parques sobre a importância da brincadeira na vida dos pequenos. E em relação aos benefícios para o corpo e a mente deles, o parque infantil:
- auxilia na concentração e na criatividade;
- ajuda no processo de ativação da vitamina D no organismo(se o playground estiver ao ar livre), melhorando a saúde e prevenindo doenças;
- auxilia na resolução de problemas;
- ajuda a desenvolver habilidades;
- dá mais autonomia e liberdade para os pequenos;
- ajuda no desenvolvimento motor.
3. O parque infantil também ajuda na socialização dos pequenos
Outro objetivo de um parque infantil é contribuir significativamente para a socialização das crianças, seja na escola, no condomínio, em praça pública ou em outros ambientes, como em restaurantes e shoppings que possuem esse serviço.
No playground, as crianças aprendem a importância de se dividir o espaço e os brinquedos, a respeitar a vez do colega e esperar o seu tempo para brincar. Com isso, elas desenvolvem a noção do que é o direito de cada um e aprendem a respeitar os limites e o espaço do outro.
Além disso, é uma ótima oportunidade para pais e professores observarem o comportamento das crianças e identificarem possíveis problemas que podem ser resolvidos quando elas ainda são pequenas, como o bullying, a falta ou o excesso de energia, problemas emocionais, etc.
Aliás, sobre o bullying, uma recente pesquisa revelou que um em casa 10 estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying. Por isso, é tão importante utilizar ferramentas de estímulo ao respeito e à socialização, como é o caso de um parque infantil.
4. O parque infantil dá mais liberdade aos pais e responsáveis
Quando se fala no verdadeiro objetivo de um parque infantil, muitas vezes olhamos apenas pelo lado dos pequenos, que se divertem e aprendem ao mesmo tempo; mas também existe outro lado: o de proporcionar que os pais tenham momentos de tranquilidade.
Atualmente existem vários restaurantes, hotéis e shoppings que têm playground infantil em suas dependências e com uma equipe capacitada para cuidar dos pequenos – conceito conhecido como Kids Friendly.
Então, quando eles estão cheios de energia e os pais precisam de uma pausa para aproveitarem o ambiente e relaxarem, deixar os filhos no playground devidamente seguro e monitorado é uma boa opção. No final, todos se divertem!
Portanto, seja de madeira, de plástico, de ferro ou de madeira plástica, o importante é que o verdadeiro objetivo de um parque infantil seja cumprido: proporcionar uma infância saudável e divertida aos filhos, para que eles tenham boas recordações – assim como você.
Então, por onde começar?
- Separe um tempo para brincar com seus filhos (esse post aqui pode te ajudar).
- Verifique se a escola deles possui um parque infantil (se ainda não tem, leve esse post aqui para a escola).
- Se você mora em condomínio que ainda não tem um parque infantil, pode ser a chance de encaminhar esse post aqui para os vizinhos e para a administração.
- Se o seu filho brinca no parque infantil da pracinha do bairro, verifique se ele está de acordo com as normas de segurança da ABNT.
- Saiba como fazer um orçamento de um playgrund infantil.
- Divirtam-se juntos!
Se você ficou interessado nesse assunto e quer saber mais detalhes sobre o universo do parque infantil, temos vários posts sobre o tema no blog.
Você pode começar aprendendo as diferenças entre os diversos materiais de fabricação dos playgrounds e as vantagens de cada um deles. Até a próxima!
Gostaria receber versões mais simples de playground para instalação no sitio (Jacarezinho Pr)!
Modelos e valores, e se inclui frete etc.etc.
No final do do ano temos o encontro da família, esse é o objetivo!
Grato
Pedro Consolin
É o momento mais rico de uma instituição infantil.