Os melhores exemplos de praças públicas do Brasil

praça.jpg

O Brasil é um país verdadeiramente rico em belezas naturais, e quando as cidades têm bons projetos para manter a natureza e construir áreas comuns aos moradores, então a qualidade de vida certamente é maior.

No post de hoje separamos alguns dos melhores exemplos de praças públicas do país em termos de segurança, natureza, beleza, qualidade – e também pensando no lazer infantil. Inspire-se:

1. Praça José Maria Arbex (São Paulo/SP)

(Foto: Luciana Cardoso Fotografia)

Localizada no bairro Alto de Pinheiros, a Praça José Maria Arbex até parece privada por estar na entrada de um condomínio, mas na verdade ela é pública.

Cercada, escondida e com belos jardins, essa praça tem uma boa área para piqueniques ao ar livre, além de um playground de madeira sempre bem conservado para as crianças, incluindo balanço, gangorra e até um minicircuito de arvorismo com menos de 1 metro de altura. E para quem gosta de andar de bike, a praça também possui pista de terra para essa finalidade.

2.  Praça Presidente Eisenhower (Curitiba/PR)

Esse é um dos melhores exemplos de praças públicas do Brasil e a razão é uma: ela é uma praça inclusiva para crianças deficientes.

Localizada na Rua João Vítola, no bairro Jardim Social, a Praça Presidente Eisenhower foi totalmente revitalizada e entregue aos moradores com um parquinho inclusivo com piso emborrachado de 4 cm de espessura.

O local conta, ainda, com carrossel, balanço, pista de caminhada com 337 metros de comprimento, possuindo, ainda, seis rampas de acessibilidade e um belo paisagismo.

3. Parque do Bosque dos Buritis (Goiânia/GO)

Esse parque é um dos mais antigos e tradicionais de Goiânia, sendo aberto ao público e gratuito. Com mais de 124 mil metros quadrados, em seu interior, além do verde exuberante, dois lagos e de alguns animais que vivem soltos (como pássaros e micos), há outras atrações para os moradores, como pista de corrida, mirante, playground infantil e estação de ginástica.

É um bom exemplo de grandes áreas verdes nos arredores da cidade que podem se transformar em pontos de lazer e contemplação.

4. Praça do Imbuí (Salvador/BA)

A Praça do Imbuí é também um dos melhores exemplos de praças públicas do Brasil pela sua inovação: em 2016, ela ganhou uma área especial para animais, chamado de “cachorródromo”, para a melhor interação entre os moradores e seus pets.

Com a revitalização, a praça também ganhou uma miniquadra e uma miniciclovia para as crianças, que também conta com um espaço infantil para os menores de 5 anos. Além disso, a praça também tem quiosques, pista de corrida, academia, quadras poliesportivas, pista de skate e um anfiteatro para eventos culturais.

5.  Praça Floriano Peixoto (Macapá / AP)

Lá na capital do Amapá, os moradores do entorno da Praça Floriano Peixoto, no bairro Trem, também contam com um excelente local de integração e convivência.

Inaugurada em 1982, essa praça marcou a geração de muitos moradores e foi reinaugurada em 2016 após um processo de revitalização e ganhou deck de madeira, playground infantil e pedalinhos usados em um dos lagos da praça.

Esse foi apenas alguns dos melhores exemplos de praças públicas do Brasil; certamente há muitos outros pelas cidades do interior e também nas capitais. No entanto, todas elas possuem em comum a natureza, um belo projeto de paisagismo e opções de lazer adulto e infantil, como os playgrounds – que contribuem para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos.

Se você gostou desse post e quer mais dicas de como melhorar a qualidade de vida dos bairros da cidade sob sua direção, então não deixe de ler os posts do blog da Aquarela Parques voltados para prefeituras e ficar por dentro das novidades. Até a próxima!

cta-prefeito

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo