3 sinais que chegou a hora de ter playground em sua escola

A sua escola reúne todos os requisitos para ser classificada como uma instituição de excelência. Ainda assim, alguns detalhes podem fazer muita diferença na hora de os pais optarem por matricular ou permanecer com seus filhos nela.

E essa diferença pode estar justamente na hora do recreio.

No texto de hoje vamos te mostrar 3 sinais que indicam que chegou a hora de ter playground em sua escola e porque isso é tão importante para a sua instituição de ensino e para as crianças. Vamos lá?

1. As crianças reclamam que as brincadeiras são sempre as mesmas

Já está mais que comprovado que o desenvolvimento infantil melhora com as brincadeiras, das mais variadas possíveis, pois elas estimulam várias áreas da criança, como a concentração, a socialização e as habilidades.

Então, se os alunos da sua escola chegam em suas casas entediados e reclamando que as brincadeiras são sempre as mesmas, é hora de rever o que pode ser feito para minimizar essa situação.

Nesse sentido, ter playground em sua escola pode ser realmente um divisor de águas na rotina dos pequenos, pois eles conseguem brincar e se exercitar ao mesmo tempo de forma lúdica e criativa.

importância de ter playground na escola

2. As crianças estão apresentando queda no desempenho escolar

Como um proprietário ou diretor da escola, certamente você conhece o valor que as brincadeiras têm no desempenho escolar dos pequenos. O fato deles estarem se divertindo ajuda muito na hora de se sentirem mais dispostos nas demais atividades em sala de aula.

As brincadeiras livres, ou seja, no playground da escola, desempenham um importante papel no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois é um momento em que eles se expressam de forma simbólica as suas fantasias, seus desejos, seus medos e sentimentos – construindo seus conhecimentos a partir dessas experiências.

Além disso, ter playground em sua escola aproxima a criança do conhecimento científico. Pode ser, inclusive, palco para determinadas aulas ao ar livre, estimulando as crianças para que elas vivenciem situações de solução de problemas que se aproximam da vida real e corriqueira.

Nesse sentido, brincar no playground também faz o aluno refletir, ordenar, desorganizar e reconstruir o mundo à sua maneira, descobrindo suas potencialidades e seus limites também. E isso torna-se muito importante para sua vida dentro de sala, pois brincar introduz a criança a conhecimentos e favorece o desenvolvimento mental.

3. Os pais estão cancelando as matrículas

Uma situação extrema pode ocorrer: os pais cancelarem as matrículas por não sentirem que seus filhos estão tendo um bom desempenho escolar ou não estejam felizes.

Esse fator pode estar relacionado a várias situações – dentre elas, a dificuldade de socialização da criança. E é justamente na hora do recreio que esse problema pode ser percebido com mais força, e também pode ser contornado.

Ter playground em sua escola faz com que haja uma chance maior de a criança se integrar junto aos coleguinhas, pois como os brinquedos são fixos, a criançada vai construindo suas relações sociais, como o ato de ceder a vez ao colega, de dividirem o mesmo brinquedo, etc.  

Além disso, na hora de escolher a escola mais apropriada para os filhos, os pais costumam avaliar todos os itens detalhadamente – e um playground numa área aberta e ao mesmo tempo segura, onde as crianças possam tomar um sol e ativar a vitamina D no organismo, pode fazer toda a diferença nessa escolha.

criança feliz

Ter playground em sua escola pode ser um excelente investimento para os seus alunos e também para destacar o seu empreendimento da concorrência. Então, avalie atentamente e comece agora mesmo a se planejar.

Se você quer ter playground em sua escola, separamos um post especial para te ajudar em uma das decisões que você precisa tomar: Qual é o melhor investimento: um playground de madeira ou de plástico? 

sindico sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!