Por que brincar mais pode ajudar seu filho a ser melhor na escola?

brincadeira.jpg

Se você é pai ou mãe com uma rotina agitada, saiba que brincar mais pode ajudar seu filho a ser melhor na escola. Isso porque o principal objetivo das brincadeiras é permitir que a criança explore, experimente e se desenvolva tanto socialmente quanto intelectualmente.

Através das brincadeiras, os pais também podem introduzir nos filhos valores fundamentais para a vida futura, tais como responsabilidade, persistência, competitividade construtiva, honestidade, companheirismo e lealdade – e isso nas atividades mais simples e que não, necessariamente, envolvem o uso de brinquedos.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar as cinco principais razões pelas quais o ato de brincar é essencial para ajudar o seu filho na escola.

1. Brincar estabelece as bases da alfabetização

brincando com letrinhas

Nas crianças que ainda não foram alfabetizadas, as brincadeiras ajudam na preparação para essa fase. Afinal de contas, elas entram em contato com o mundo dos sons, das cores, dos números, experimentam novo vocabulário e exercitam a imaginação através da construção de uma narrativa.

2. Brincar melhora a concentração

crianças jogando bola

Brincadeiras simples, como jogos de bola, de tabuleiro e de peças de montar, por exemplo, ajudam a melhorar a concentração das crianças de forma lúdica e divertida. E somando-se ao fato de que esse tipo de brincadeira faz a criança se exercitar, ela acaba ganhando mais energia para as atividades escolares.

3. Brincar ensina a solucionar problemas

As crianças constroem um mundo à parte durante suas brincadeiras e acabam desenvolvendo a criatividade para solucionar problemas, pois movidas pela curiosidade, elas acabam encontrando soluções para alguns impasses – um exemplo é quando o bebê está começando a andar.

Para se equilibrar, ele primeiramente começa a se apoiar em móveis e objetos para se sentir seguro.

aprendendo a andar

Por isso é tão importante permitir que os pequenos explorem seus mundos (com os devidos cuidados e limites, é claro), para que construam uma mente crítica e construtiva, o que muito favorecerá no ambiente escolar.

4. Brincar ajuda a desenvolver suas habilidades

brincar ajuda a desenvolver habilidades

Brincar mais pode ajudar seu filho a ser melhor na escola porque as brincadeiras o possibilita desenvolver e treinar suas habilidades, inclusive em relação à socialização.

Os jogos que envolvem atividades físicas, por exemplo, podem o ajudar a desenvolver os sentidos (táteis, visuais, etc.), a coordenação motora, o equilíbrio e a percepção de sua imagem corporal. Isso sem falar em atividades que desenvolvem o lado artístico e criativo, como a pintura, a dança e brincadeiras que envolvem música, por exemplo.

5. Brincar torna a criança mais independente

A independência é uma característica que a criança vai desenvolvendo ao longo de seus anos escolares, mas as brincadeiras também podem ajudar nesse sentido.

Como a criança nasce totalmente dependente do adulto, quando ela passa a interagir com brincadeiras, brinquedos e outros coleguinhas, ela começa a desenvolver aos poucos uma independência, já que o mediador dessas situações não é mais os pais, mas seu próprio comportamento.

criança independente

Esses foram somente alguns motivos que explicam como brincar mais pode ajudar seu filho a ser melhor na escola. Nunca se esqueça de que é na infância que as bases de construção de um desenvolvimento físico e mental saudável ocorrem, e é papel dos pais promoverem uma infância equilibrada aos seus filhos. Afinal, brincar faz bem; prova disse é que a maioria de nós sentimos saudades desses tempos, não é mesmo?

Agora que você já sabe todos os benefícios que brincar pode trazer para o seu filho em relação ao desenvolvimento escolar, separamos um post especial sobre todas as vantagens que você e sua família têm quando vivem em um condomínio com playground. Até a próxima!

desenvolvimento infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo