10 ideias de brincadeiras para crianças

10-ideias-de-brincadeiras-para-crianças.jpg

Mesmo com a rotina agitada que os pais levam, é preciso separar um tempinho de qualidade para passarem com seus filhos, evitando, dessa forma, que elas se tornem “crianças de apartamento”.

Pensando nisso, separamos 10 ideias de brincadeiras para crianças que são muito simples de serem feitas e ajudarão a família toda a viverem momentos inesquecíveis. Vamos às dicas: 

1. Amarelinha

Essa brincadeira deve ser feita ao ar livre.

Faça o desenho da amarelinha no chão, enumerando os quadrados de 1 a 10. A criança joga uma pedra na primeira casa e, em um pé só, a pula e vai até a última – sendo que na volta pega a pedra do chão. Na próxima rodada, ela joga a pedra na casa 2 e repete o processo. Não pode colocar o segundo pé no chão e nem errar a casa.

brincando de amarelinha

2. Bolha de sabão

Essa brincadeira é simples e rende muita diversão: misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água, mexa bem e assopre com um canudinho. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará a bolha.

bolinha de sabão

3. Chicotinho queimado

Essa é da sua época também!

Pegue um pedaço de pano (que será o chicotinho queimado) e o mestre (você ou um dos participantes) esconderá o chicotinho sem que ninguém veja. Todos saem para procurar e quando alguém chegar perto do chicotinho, o mestre vai dizendo “tá esquentando”, ou “tá esfriando”, se a criança se afastar. Vence quem conseguir achar o chicotinho.

4. Telefone sem fio

Se estiver chovendo lá fora, o telefone sem fio é uma ótima brincadeira para ser feita dentro de casa com a família toda. As crianças devem ficar em círculos ou enfileiradas, e uma mensagem vai passando adiante, de ouvido em ouvido, e o último participante deve dizer em voz alta o que ouviu. Se estiver certo, o criador da mensagem vai para o fim.

Telefone sem fio

5. Mímica

Divida a família em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra. Então, a criança tem até 3 minutos para representar a palavra apenas com gestos, e o seu próprio time deve adivinhar.

Quem acertar mais, ganha.

mimica

6. Morto-vivo

Essa brincadeira é muito boa para ser feita ao ar livre, no playground do condomínio, por exemplo. Coloque seus filhos em uma fila. Quando você disser “morto”, eles devem se abaixar”; quando disser “vivo”, eles precisam ficar em pé. Basta alternar as palavras e a velocidade para tornar a brincadeira divertida. Quem errar, está fora.

7. Dança das cadeiras

Essa é clássica: separe algumas cadeiras de acordo com o número de participantes, menos para um. Em uma fila indiana, todos devem circular pelas cadeiras com as mãos para trás e ao som de uma música.

Quando a música parar, todos devem se sentar na cadeira mais próxima e quem ficou de pé sem cadeira, é eliminado e uma cadeira é retirada para reiniciar o jogo.

8. Pega-varetas

Essa é uma das ideias de brincadeiras para crianças que pode ser jogada também virtualmente (existem aplicativos gratuitos para serem baixados no smartphone ou tablet), caso você não encontre o brinquedo para comprar. Pegue várias varetas coloridas, uma preta, e jogue-as na mesa de uma só vez.

Cada participante precisa retirar uma vareta sem mexer as outras. Ganha quem tiver maior pontuação.

Pega-varetas

9. Desenho nas costas

Uma das crianças escolhe “desenho” ou “palavra” e então com o dedo indicador faz uma representação nas costas de outra criança, que tem 3 chances para acertar, perguntando por dicas.

Desenho nas costas

10. Caça ao tesouro

Essa também é clássica e pode ser feita dentro de casa ou ao ar livre. Deixe uma prenda escondida e em diferentes locais coloque papeis que contenham as pistas. A primeira pista deve levar as crianças à segunda pista e, assim, sucessivamente.

Caça ao tesouro

Como dissemos na introdução do post, não deixe de separar um tempo todos os dias para passar com seus filhos. Eles certamente crescerão mais saudáveis e preparados emocionalmente. Então, com essas 10 ideias de brincadeiras para crianças em mãos, parta agora mesmo para a ação e divirta-se com eles!

E por falar em brincadeiras, separamos também 9 brinquedos que toda criança deveria conhecer. Não deixe de ler e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo