As praças públicas são uma espécie de “patrimônio cultural” dos brasileiros. Afinal, crescemos brincando ao menos uma vez em uma. Seja no interior do país ou nos grandes centros urbanos, o fato é que as pracinhas são essenciais para a vida em sociedade.
Por isso, gestores públicos devem se atentar para essa realidade – e essa urgência: é preciso construir verdadeiros refúgios que reúnam verde, espaço de lazer e de integração dos moradores em tempos onde cada vez mais nos escondemos dentro de nossas casas.
No post de hoje, portanto, vamos responder à pergunta: Afinal, por que precisamos tanto das praças públicas?
1. Porque incentiva a socialização dos moradores e crianças
Uma praça bem cuidada, arborizada, com espaços de convivência e recreação incentiva a socialização dos moradores e das crianças. Não é incomum ver esses espaços sendo utilizados desde as primeiras horas da manhã até à noite.
Praças públicas podem ser utilizadas para se caminhar, contemplar a natureza, conversar com os moradores, levar os filhos para brincar no playground, praticar esportes e, ainda, ser palco de eventos culturais que incentivem cada vez mais a qualidade de vida, a felicidade dos moradores e a redução dos níveis de violência.
2. Porque revitaliza uma área “esquecida” do bairro
Imagine um local público abandonado pelos gestores passados e que possa servir de cenário para a construção ou reforma de uma bela praça pública – uma nova realidade para o bairro?
Além de voltar a trazer a vida ao local, essa ação se transforma num bom exemplo de gestão eficiente e que se preocupa em tornar a cidade mais atrativa e segura para os moradores e os visitantes.
3. Porque as praças públicas proporcionam mais saúde física e psicológica para os pequenos
Até mesmo a pessoa com hábitos extremamente noturnos pode não resistir ao sol da manhã numa praça pública acolhedora e que estimule uma vida mais saudável. Imagine então os benefícios que esses locais trazem para a saúde física e psicológica das crianças?
Além de ativar a vitamina D no organismo dos pequenos, brincar ao ar livre estimula a concentração, a criatividade, a socialização com outras crianças e ajuda a fornecer a energia necessária para os estudos. E se a praça estiver equipada com um playground seguro, também contribui para tornar a brincadeira mais estimulante, a desenvolver a coordenação motora e o senso de espaço e de solidariedade entre os pequenos – evitando que eles virem “crianças de apartamento”.
4. Porque tem um ótimo custo-benefício
Uma praça bem feita deve conter áreas verdes, bancos, playground infantil, espaço de caminhada, e, se tiver espaço suficiente, vale apostar em pista de skate e quadra poliesportiva.
A construção e reforma de praças públicas pela cidade é, certamente, um ótimo investimento por conta do seu custo-benefício, pois as vantagens podem ser percebidas por longos anos – desde que haja manutenção constante e segurança no entorno.
Esses foram apenas 4 motivos que explicam o por que precisamos tanto das praças públicas. Certamente existem muitos outros. Portanto, prefeitos e vereadores devem se atentar a esse tema e planejar projetos e investimentos em melhorias nas áreas comuns da cidade. Vale muito a pena e o retorno é o carinho da população.
Se você gostou desse post e quer se aprofundar no assunto, separamos um artigo especial mostrando ótimos exemplos de praças públicas pelo Brasil. Inspire-se e até a próxima!
Muito importante esse texto.
O poder público (as secretarias), deveriam divulgar os elementos constantes nesse texto de forma bastante ampla, numa perspectiva de educação ambiental/patrimonial, tendo como objetivo que a comunidade se aproprie das praças, sentindo a importância das mesmas em suas vidas.
Ter o entendimento desse impacto que faz em nossas vidas é realmente necessária. 😀
Volte sempre ao nosso blog!
AQUI ONDE MORO , A PREFEITURA USA A PRAÇA PUBLICA PARA CONSTRUIR OBRAS…AO INVES DE ARBORIZAR O ESPAÇO PAR o bem comum social… Isso é LEGAL???
SAO TERRENO INSTITUCIONAL, PARA O BEM COMUM…
SOU CONTRA ESSE PROCEDIMENTO CONSTANTE NAS PREFEITURAS …
Ótimo dia Rosa! Entendo a sua preocupação em relação ao uso das praças públicas pela prefeitura para construção de obras em vez de preservar esses espaços como áreas verdes para o bem comum social. A questão da legalidade pode variar de acordo com as regulamentações locais e as políticas adotadas pela prefeitura.
Para obter uma resposta precisa, é aconselhável consultar as regulamentações municipais e a legislação local que regem o uso de áreas públicas. Caso você seja contra essas práticas, participar ativamente do diálogo com as autoridades locais e a comunidade pode ser uma maneira eficaz de expressar suas preocupações e buscar mudanças.
Espero ter conseguido te ajudar! 😊🥰