O playground da escola onde sua criança estuda é seguro?

parquinho-da-escola-5-dicas-para-levar-em-consideracao.jpeg

Dentre os vários requisitos para se determinar se o seu filho vai estudar ou vai permanecer em determinada escola, um deles pode, às vezes, passar despercebido: afinal, o playground em que ele brinca é realmente seguro? O que fazer para descobrir isso?  

Pensando nisso, separamos abaixo algumas perguntas que você, como mãe, pai ou responsável pela criança, deve se fazer para determinar se o playground da escola é seguro ou não:

1. O playground da escola está de acordo com as normas da ABNT?

Um playground de acordo com as recomendações da NBR 16.071 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é fundamental para promover a correta instalação, manutenção e vistoria, garantindo a segurança da criançada.

Como exemplo das recomendações, podemos destacar:

  • o piso deve ser nivelado e resistente a amortecimento de impactos (como os de areia, de grama e de material emborrachado);
  • todas as peças devem ser lubrificadas e soldadas quando necessário;
  • não deve haver defeitos de pintura e nem de parafusos, ligamentos, presilhas e fechos;
  • todas as porcas e os fechos dos brinquedos devem estar bem apertados;
  • os brinquedos devem estar a uma distância de pelo menos 1,30 m uns dos outros;
  • o playground da escola deve ser vistoriado todos os dias para verificar se existem avarias ou irregularidades;
  • uma vistoria técnica deve ser feita a cada 6 meses e uma vistoria com responsabilidade técnica deve ser feita anualmente.

2. Há histórico de acidentes no playground?

Converse com os pais dos alunos para verificar se existem casos de acidentes com as crianças no playground e quais foram os motivos desses acidentes. Também não deixe de conversar com a direção da escola para que ela te mostre de perto o funcionamento do parquinho.

Outra dica é conversar com o seu filho, caso ele já estude na escola e brinque no playground. Pergunte a ele como são as brincadeiras, se existe uma pessoa que monitora tudo e todos os demais detalhes que achar pertinente.

3. Existe um monitor responsável pela segurança das crianças?

Se uma pessoa responsável pelo monitoramento do playground do condomínio é indispensável, na escola torna-se mais que fundamental, pois várias crianças o utilizam ao mesmo tempo.

Então, verifique se na escola do seu filho existe um monitoramento específico no local. De acordo com as recomendações da ABNT, esse monitoramento deve ser diário para que todos os detalhes dos brinquedos estejam com manutenção em dia e as crianças seguras.

4. Eu me sentiria seguro brincando neste playground?

A importância de você mesmo avaliar de perto as condições do playground é justamente essa: tentar se colocar no lugar das crianças que ali brincam. Afinal, ninguém se sentiria seguro brincando num local sem manutenção e com brinquedos que possibilitam ferimentos e quedas por estarem em mau estado.

Portanto, se faça todas essas perguntas e vá atrás de conversar com a direção da escola, com os pais dos alunos e com seu filho. Todo cuidado é pouco e ele merece se divertir num playground bem cuidado para soltar a imaginação!

Se você quiser se informar ainda mais sobre esse tema, baixe gratuitamente o nosso e-book clicando na imagem abaixo e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo