Praças Públicas: por que precisamos delas?

importância-das-praças-públicas.jpg

As praças públicas são uma espécie de “patrimônio cultural” dos brasileiros. Afinal, crescemos brincando ao menos uma vez em uma. Seja no interior do país ou nos grandes centros urbanos, o fato é que as pracinhas são essenciais para a vida em sociedade.

Por isso, gestores públicos devem se atentar para essa realidade – e essa urgência: é preciso construir verdadeiros refúgios que reúnam verde, espaço de lazer e de integração dos moradores em tempos onde cada vez mais nos escondemos dentro de nossas casas.

No post de hoje, portanto, vamos responder à pergunta: Afinal, por que precisamos tanto das praças públicas?

1. Porque incentiva a socialização dos moradores e crianças

Uma praça bem cuidada, arborizada, com espaços de convivência e recreação incentiva a socialização dos moradores e das crianças. Não é incomum ver esses espaços sendo utilizados desde as primeiras horas da manhã até à noite.

Praças públicas podem ser utilizadas para se caminhar, contemplar a natureza, conversar com os moradores, levar os filhos para brincar no playground, praticar esportes e, ainda, ser palco de eventos culturais que incentivem cada vez mais a qualidade de vida, a felicidade dos moradores e a redução dos níveis de violência.

2. Porque revitaliza uma área “esquecida” do bairro

Imagine um local público abandonado pelos gestores passados e que possa servir de cenário para a construção ou reforma de uma bela praça pública – uma nova realidade para o bairro?

Além de voltar a trazer a vida ao local, essa ação se transforma num bom exemplo de gestão eficiente e que se preocupa em tornar a cidade mais atrativa e segura para os moradores e os visitantes.

3. Porque as praças públicas proporcionam mais saúde física e psicológica para os pequenos

Até mesmo a pessoa com hábitos extremamente noturnos pode não resistir ao sol da manhã numa praça pública acolhedora e que estimule uma vida mais saudável. Imagine então os benefícios que esses locais trazem para a saúde física e psicológica das crianças?

Além de ativar a vitamina D no organismo dos pequenos, brincar ao ar livre estimula a concentração, a criatividade, a socialização com outras crianças e ajuda a fornecer a energia necessária para os estudos. E se a praça estiver equipada com um playground seguro, também contribui para tornar a brincadeira mais estimulante, a desenvolver a coordenação motora e o senso de espaço e de solidariedade entre os pequenos – evitando que eles virem “crianças de apartamento”.

4. Porque tem um ótimo custo-benefício

Uma praça bem feita deve conter áreas verdes, bancos, playground infantil, espaço de caminhada, e, se tiver espaço suficiente, vale apostar em pista de skate e quadra poliesportiva.

A construção e reforma de praças públicas pela cidade é, certamente, um ótimo investimento por conta do seu custo-benefício, pois as vantagens podem ser percebidas por longos anos – desde que haja manutenção constante e segurança no entorno.

Esses foram apenas 4 motivos que explicam o por que precisamos tanto das praças públicas. Certamente existem muitos outros. Portanto, prefeitos e vereadores devem se atentar a esse tema e planejar projetos e investimentos em melhorias nas áreas comuns da cidade. Vale muito a pena e o retorno é o carinho da população.

Se você gostou desse post e quer se aprofundar no assunto, separamos um artigo especial mostrando ótimos exemplos de praças públicas pelo Brasil. Inspire-se e até a próxima!

cta-prefeituras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo