Como melhorar a qualidade de vida de um bairro?

como-melhorar-a-qualidade-de-vida-de-um-bairro.jpeg

Melhorar a qualidade de vida dos moradores de um bairro continua sendo uma meta importante para qualquer prefeito de uma cidade. No entanto, a boa convivência aliada ao bem-estar depende exclusivamente de outros fatores que não estão ligados somente a questões sociais, mas também a criação de ambientes de recreação, playgrounds, paisagismos, reformas de praças, entre outras ações necessárias.

Por esse motivo, para incentivar hábitos mais saudáveis entre os moradores de um bairro, é necessário investir em projetos que vão ao encontro de entretenimento e qualidade de vida. Ainda é muito comum vermos cidades poluídas, sem segurança e infraestrutura, porém, por meio de novas ações, é possível mudar esse cenário para melhor!

Não sabe como sua prefeitura pode melhorar a qualidade de vida do seu bairro? Então confira nossas dicas e descubra por onde começar a mudança!

Implante academias ao ar livre

Para promover qualidade de vida e combater o sedentarismo, as academias ao ar livre são as melhores opções para um bairro. Nem todas as cidades possuem academias próximas ou com valores mais acessíveis, por isso, a implantação de uma ao ar livre permite que os cidadãos possam utilizar os aparelhos de forma prática e gratuita.

Assim, além de ajudar a tornar a paisagem mais bonita, uma academia pode ser a motivação ideal para aqueles que não praticam nenhum tipo de exercício e desejam mudar suas rotinas.

Por outro lado, é necessário fazer sua instalação em local de fácil acesso e, se possível, disponibilizar um orientador ou qualquer outro tipo de informação para otimizar os exercícios realizados.

É bom lembrar que diversas prefeituras já tornaram esse projeto realidade em muitos bairros, então vale a pena aderir também à ideia, já que se trata de um espaço importante para promover o bem-estar físico e mental de todos os moradores.

Ofereça aulas de ginástica gratuitas para a terceira idade

A terceira idade compõe uma grande parte da população de um bairro e, conforme o tempo passa, a prática de atividades físicas vai se reduzindo até serem eliminadas por completo da rotina.

Todavia, a fim de prolongar as capacidades funcionais das pessoas que já atingiram a terceira idade, é importante disponibilizar aulas de atividades físicas que podem ser ministradas por um educador físico ou qualquer outro profissional da área.

A ideia é estimular a saúde, por isso, talvez também seja interessante reservar um espaço ao ar livre para a prática destes exercícios.

Além disso, implantar um programa de exercícios físicos para os idosos oferece diversos benefícios, entre eles o aumento da resistência cardiovascular, flexibilidade, força, redução de problemas psicológicos e maior convívio social entre todos.

Instale um playground para as crianças

Ter um playground infantil disponível em um bairro não é só uma grande oportunidade para as crianças se divertirem, mas também é uma maneira inteligente de colaborar com a paisagem do próprio local. Responsável por promover vários benefícios para o público infantil, essa área de lazer também ajuda na convivência e integração entre os moradores.

Em uma época em que nossas crianças estão cada vez mais conectadas à tecnologia, instalar um playground é uma verdadeira necessidade para estimular o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais dos nossos pequenos.

Não são somente esses os benefícios oferecidos, já que um playground consegue ainda integrar a convivência entre os pais e demais familiares, sendo um ambiente excelente para socialização de todos os moradores.

No entanto, para que esse espaço seja utilizado da melhor maneira possível, invista em playgrounds que sejam de materiais resistentes e de acordo com as leis de segurança. Se possível, contrate um monitor para garantir o uso apropriado e impedir que qualquer acidente ocorra devido à ausência de um adulto.

Anotou todas as nossas dicas? Então sua prefeitura pode providenciar agora mesmo o espaço para instalar o playground e fazer a alegria da criançada e de todos os moradores do seu bairro!

Reconstrua as praças públicas

Não importa o tamanho do seu bairro, ter uma praça pública é quase obrigatório. Apesar disso, não basta apenas ter uma praça disponível, é necessário que ela seja agradável e bem construída para cumprir seu principal propósito: ser um ponto de encontro para os moradores.

Desse modo, além de cuidar para que a praça ofereça conforto, é interessante ficar atento a outros pontos, como disponibilização de um parquinho para as crianças (contendo um playground, claro), iluminação adequada para os passeios noturnos e toda segurança necessária para receber os moradores, afinal de contas, uma praça segura é sempre sinônimo de uma cidade feliz.

Ninguém gostaria de morar em um bairro onde a praça é alvo de vandalismos ou está sempre suja e inadequada para o uso, sendo assim, tomar medidas preventivas é o melhor caminho para manter uma praça atrativa.

E, falando em atração, é bom lembrar que uma praça bem arborizada e construída é o lugar perfeito para a realização de festivais e demais eventos que motivem a participação e interação dos moradores. Vivenciar esses momentos em conjunto é essencial para manter um bairro unido e saudável.

Cuide da arborização do bairro

Não é nenhuma novidade que os bairros das pequenas e grandes cidades estão cercados por prédios e muitos automóveis, causando gases poluentes e até mesmo poluição sonora para os habitantes que ali vivem.

Vale lembrar que qualidade de vida significa respirar ar puro e ter contato com a natureza, tornando a missão de arborizar o bairro indispensável para manter o bem-estar dos moradores.

O primeiro passo para tornar esse projeto realidade é cultivar e espalhar árvores em diversas regiões do bairro, em especial nas áreas de recreação, parquinhos e praças públicas. Essa ideia das árvores também pode ser aplicada em volta das casas, incentivando a formação de sombras e colaboração com o paisagismo em geral.

Anotou todas as nossas dicas sobre como melhorar a qualidade de vida em um bairro? Então sua prefeitura já está pronta para fazer a mudança e garantir mais benefícios para todos os moradores da sua cidade. Gostou deste artigo? Então lhe convidamos a compartilhá-lo em suas redes sociais!

 

cta-prefeituras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo