Como evitar que seu filho seja uma “criança de apartamento”

Por mais que a insegurança possa tomar conta de nossas cidades, o fato é que ter uma “criança de apartamento”, ou seja, que não sai de casa, não é nada aconselhável. Afinal de contas, crianças precisam entrar em contato com o ar, a terra, as plantas, os pássaros, o colorido das flores e, dentro dos limites da idade, se socializar e fazer novos amigos.

Pensando nisso, separamos três dicas para você que se preocupa com essa situação e quer proporcionar aos seus filhos uma infância saudável e feliz.

Dica 1: Estimule-o a fazer mais amigos

Nem todas as crianças são desenvoltas com as habilidades sociais; se esse é o caso de seu filho, então ele precisa de uma ajuda para que ele treine essa capacidade e se sinta mais confortável em fazer amigos.

E você, como pai, mãe ou responsável por ele, pode ajudar das seguintes maneiras:

  • Convide os colegas da escola mais próximos do seu filho para brincarem em sua casa. Também incentive-o a participar de atividades extras, como dança, esporte, arte, etc. Tendo contato com mais crianças, o seu filho aos poucos se sentirá mais à vontade.
  • Seja o suporte emocional do seu filho, pois você sabe que o processo de fazer amigos passa por alguns obstáculos por vezes dolorosos.
  • Tenha contato com os seus próprios amigos. As crianças aprendem por observação.
  • Não force a criança a participar de atividades caso ele se recuse; e nem compare a atitude dele com o de outras crianças.
  • Leia livros sobre amizade com o seu filho, cujas lições ensinem sobre cooperação e compartilhamento.
  • Fale com os professores da criança, pois eles podem ajudar e intervir.

Dica 2: Sempre deixe que ele brinque no playground do condomínio

As brincadeiras são muito importantes para a vida das crianças, pois estimulam os sentidos, os músculos do corpo, coordenam a visão com os movimentos e faz com que elas adquiram novas habilidades – inclusive as sociais.

E sem falar da importância que o Sol tem para esse desenvolvimento, pois ativa a produção da vitamina D no organismo, fornecendo mais energia e prevenindo algumas doenças.

importância do sol para as crianças

Permitir que os seus filhos brinquem no playground do condomínio é uma excelente ideia para que eles construam relações e criem vínculos com as crianças vizinhas, amenizando as carências causadas pelo afastamento da família durante a rotina do dia a dia.

Em relação ao playground, fique atento e não deixe de verificar se ele está dentro das normas de segurança (principalmente em relação às normas da ABNT). Pode ser que seja necessário que ele passe por uma reforma para garantir que as brincadeiras das crianças sejam seguras e felizes.

Dica 3: Controle o acesso à internet

A geração dos nossos filhos já nasceu conectada; mesmo assim, é fundamental que haja um equilíbrio e o devido controle de acesso por parte dos pais – e em todos os dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, para que eles não sejam como uma criança de apartamento que passa os dias em frente a uma tela.

Confira algumas ações que você pode fazer:

  • Manter o computador em locais de fácil visualização na casa, como salas e ambientes de circulação de pessoas. Mesmo se o computador for um notebook, deixe claro que o seu acesso é permitido somente nesses locais.
  • Use o bloqueador de conteúdo nos computadores, tablets e smartphones do seu filho. Dessa forma, é possível classificar as páginas na internet que podem ser acessadas. Também habilite o histórico de navegação e confira-o com frequência.
  • Converse com o seu filho sobre as consequências de uma alta exposição nas redes sociais, como postagem de fotos e vídeos. É preciso colocar limites nas publicações e deixar as contas fechadas, sem permitir a visualização de pessoas que não façam parte da rede de contatos.
  • Restrinja os horários de navegação na internet, para que o seu filho possa realizar as demais atividades, como brincar ao ar livre, estudar, fazer as refeições e descansar.

Todas essas dicas são muito importantes para que seu filho não se torne uma criança de apartamento e consiga ter uma infância feliz e equilibrada. E caso você sinta que ele precisa de um cuidado a mais para se socializar, procure ajuda de um profissional.

Afinal, sempre vale a pena lutar pela felicidade de nossos filhos, não é mesmo?

Para mais dicas como essa e também para ficar por dentro das melhores formas de tornar o seu condomínio um local de aconchego, segurança e paz, não deixe de acompanhar os outros artigos de noso Blog. Até a próxima!

 

cta-meio-de-post-gestao-cond

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!