Playground e desenvolvimento infantil: entenda como brincar educa

Para terem um desenvolvimento completo, as crianças precisam de experiências fora da sala de aula que ofereçam uma forma diferente de aprender. A escola também é o espaço onde as crianças trabalham dimensões como a socialização e o respeito às regras, especialmente através da brincadeira. Por isso, playground e desenvolvimento infantil caminham juntos na educação dos pequenos. Entenda por quê.

Como playground e desenvolvimento infantil se relacionam

Toda escola possui uma diversidade rica entre seus alunos. Cada um deles tem as suas particularidades e singularidades, que exigem do professor um trabalho complexo para abordar questões multidisciplinares.

O playground na escola pode ser um aliado para o professor, tanto na identificação de problemas como para trazer soluções. Isso porque o brincar é a forma como as crianças aprendem temas variados e desenvolvem sua personalidade. Veja abaixo como o playground ajuda na formação das crianças.

Desenvolvendo habilidades físicas

As brincadeiras são um exercício físico para as crianças e ajudam que elas conheçam seu próprio corpo. Ao brincar, a criança trabalha a coordenação motora e, assim, começa a dominar os movimentos e refiná-los.

O equilíbrio é outra habilidade exercitada nas brincadeiras no playground, mas também trabalha-se partes do corpo, como a musculatura e os sistemas respiratório e cardiovascular.

As crianças exercitam habilidades essenciais para aumentar sua agilidade e resistência. Tudo isso ao mesmo tempo em que mantêm o corpo ativo, combatendo o sedentarismo e cuidando da saúde.

Ampliando conhecimentos

Em todos os brinquedos de um playground existe uma força física ou movimento mecânico que permite que a brincadeira aconteça. Os professores podem associar brincadeiras no playground e desenvolvimento infantil em suas aulas.

As crianças poderão perceber que mesmo nas coisas mais simples do dia a dia existe ciência. Assim, o professor pode abordar de maneira simplificada temas como gravidade, por que o balanço assume movimento de pêndulo, o equilíbrio de peso na gangorra, por que cair na areia ajuda a não machucar, entre outros.

Exercitando a socialização

Durante a brincadeira no parquinho, as crianças se socializam de maneira diferente da que ocorre em sala de aula. Assim, playground e desenvolvimento infantil se encontram, também, na questão da socialização.

As crianças precisam aprender a dividir o espaço e os brinquedos, respeitando a vez do outro e esperando que cada um tenha o seu tempo de brincar. Com a brincadeira, podem desenvolver uma noção melhor do que é o direito de cada um e passam a respeitar os limites daquilo que pertence ao outro.

Nesse momento os professores também conseguem observar possíveis problemas com a turma ou alguns alunos, como dificuldade de entrosamento, bullying, problemas emocionais ou comportamentais, entre outros.

Dessa maneira, a escola, em parceria com os pais, pode melhorar a qualidade de vida das crianças. Além disso, favorece o rendimento escolar e o desenvolvimento como pessoa.

Compreendendo e respeitando regras

Até mesmo para brincar no playground é preciso respeitar regras. Além de dividir o espaço, as crianças devem utilizar os brinquedos de maneira correta e segura. Precisam respeitar o tempo de permanência no playground e normas como esperar o outro sair do escorregador para depois descer também.

Participando de atividades dirigidas

O espaço do playground também pode ser um recurso a mais para os professores trabalharem certos temas com as crianças. Datas históricas e comemorativas podem ser relembradas e explicadas com brincadeiras ao ar livre e decorações personalizadas.

As semanas de conscientização, como do trânsito ou do meio ambiente, também podem ser trabalhadas nesse espaço. O aprendizado acontece de modo mais ativo, prendendo a atenção das crianças e promovendo melhor aproveitamento do conteúdo.

Por todos esses motivos é que playground e desenvolvimento infantil se relacionam de uma maneira complementar. Com esse recurso, a escola trabalha diferentes dimensões e etapas do desenvolvimento das crianças, aproveitando a característica típica da infância, que é aprender através da brincadeira.

Mas lembre-se que os brinquedos do playground precisam ser seguros e duráveis. Por isso, é importante escolher muito bem. Acesse o site da Aquarela Parques e conheça alguns modelos de playground que podem lhe interessar!

4 comentários em “Playground e desenvolvimento infantil: entenda como brincar educa”

  1. Ótimo o post. Agradeço o envio.
    Superfície de grama natural também é indicada para playground externo, correto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!