Por que você deveria deixar a sua criança “se sujar” mais?

aq2-2.jpg

Você gostaria de ver o seu filho quietinho, sentado no cantinho, enquanto outras crianças se divertem felizes da vida? Como acreditamos que a resposta seja não, então… Deixe ela se sujar!

O contato com a terra, as plantas, as flores e a água, por exemplo, deixam os pequenos cheios de energia e isso ajuda muito no desenvolvimento físico e mental deles. As brincadeiras ao ar livre e também na escola, proporcionam uma verdadeira troca de diálogos e experiências que são saudáveis e refletem durante toda a vida.

No post de hoje separamos alguns motivos que te ajudam a entender por que você deve deixar o seu filho se sujar mais – e voltar com um belo sorriso no rosto:

1. Porque a criança entra em contato com a natureza

Levar o seu filho para se sujar no parquinho infantil é um dos melhores presentes que você pode dar a ele. Afinal de contas, ele pega sol (importante para ativar a vitamina D no organismo), socializa com outras crianças, fica com mais energia, libera hormônios que ajudam no bem-estar e desenvolve outras habilidades, como já citamos aqui neste post.

2. Porque evita que ela iniba suas emoções

Esse motivo pode parecer estranho, mas a explicação é simples: imagine que você, como pai ou mãe da criança, fique todos os dias dando ordens para que ela não se suje, seja na escola ou até mesmo no parquinho da praça.

Um momento que poderia ser prazeroso para a criança – o de brincar livremente – será prejudicado, pois ela poderá ficar tão preocupada em cuidar da roupa que essa atitude pode lhe causar problemas emocionais, como a inibição e problemas ainda mais sérios.

Isso também pode prejudicar a sua socialização com outros coleguinhas, pois dessa forma ela não poderá brincar como as demais crianças, causando-lhe insegurança.

3. Porque você valoriza as ações da criança

Deixar o pequeno se sujar durante suas brincadeiras na escola ou ao ar livre faz com que você valorize as coisas que ele consegue fazer, o que ele consegue produzir – seja um pequeno castelo com a areia do parquinho ou a reprodução de seu super-herói favorito com massinha de modelar.

Esse pequeno gesto seu faz com que a criança se sinta feliz e com mais energia para continuar brincando. Caso contrário, ela acaba internalizando que ela só agrada a você quando está limpa e quieta – o que se traduz em extremismos: ou ela ficará sempre quieta ou ficará muito rebelde.

4. Porque se sujar ajuda na autonomia das crianças

Alguns pais têm medo de dar autonomia aos filhos pequenos, pois acreditam que eles podem se machucar seriamente de alguma forma.

Essa atitude é até compreensível, mas esse medo não pode impedir que você proporcione ao seu filho a possibilidade dele experimentar a liberdade de tocar no chão e sentir a textura da terra, de mergulhar as mãos na tinta (atóxica) e ver o resultado no papel ou de chegar em casa todo suado e sujo depois de uma bela partida de futebol na hora da educação física.

Lembre-se: nem tudo no mundo exterior é mau e você deve transmitir esse ensinamento também ao seu filho. Por isso, aproveite os espaços livres da sua cidade ou o parquinho do seu condomínio para proporcionar a ele uma infância saudável e cheia de boas recordações.

Com todos esses argumentos, deu para entender a importância que o ato de se sujar tem para vida das crianças, não é mesmo? Então, aproveite todos esses benefícios e se jogue na brincadeira junto com elas! Por mais que você não tenha tanto tempo disponível, certamente esse pequeno gesto de brincar e se sujar junto com seu filho ficará eternamente na lembrança de vocês.

E como falamos durante todo o post sobre a importância de se brincar – e se sujar – ao ar livre, você precisa ficar muito atento a uma situação que pode acontecer com as crianças: o bullying no playground. Leia atentamente o post que fizemos sobre esse tema e compartilhe-o com seus amigos que também têm filhos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo