Parque infantil: qual o brinquedo recomendado para cada faixa etária?

Além de proporcionar diversão aos pequenos, um playground é responsável por desenvolver habilidades motoras e sociais, que também são obtidas por meio do convívio com outras crianças no parquinho. No entanto, conhecer o melhor brinquedo para cada faixa etária permite aos pais estimular as brincadeiras mais acessíveis e compatíveis à idade da criança.

Brincar em um parque infantil é a melhor maneira de crescer com saúde física e mental, contudo, é importante levar em consideração que cada criança possui tamanhos e habilidades diferentes, por isso, torna-se indispensável para os pais conhecer as características de cada brinquedo com o intuito de selecionar os equipamentos mais adequados para seus filhos.

Por esse motivo, para que suas crianças brinquem no playground do jeito certo, selecionamos uma lista explicando qual o melhor brinquedo para cada faixa etária. Confira!

Crianças de zero até seis anos de idade

Segundo especialistas, a brincadeira no parquinho é a atividade mais indicada para o desenvolvimento dos bebês, já que nesse período as crianças lidam melhor com processos de aprendizagem.

No entanto, por estarem ainda pequenas, é interessante que o parque infantil disponibilize um espaço maior para que as crianças se movimentem com mais liberdade e sem a interferência de objetos pelo caminho, por exemplo.

Vale lembrar que, hoje em dia, é muito comum crianças dessa idade não terem contato com áreas externas, pois passam a maior parte do tempo dentro de residências ou apartamentos pequenos, impedindo o seu desenvolvimento motor e social, entre outras habilidades relacionadas ao equilíbrio e flexibilidade do corpo.

Por outro lado, um parque infantil pode ser um grande aliado para solucionar esse problema, principalmente se o espaço tiver uma caixa de areia grande. Entre os diversos benefícios oferecidos, as crianças têm a chance de conviver com outros indivíduos da mesma idade, criando uma relação saudável, que ensina a respeitar o espaço do outro.

Além disso, ao simular atividades do dia a dia, a presença de uma caixa de areia pode ajudar a aumentar a autoconfiança e criatividade dos pequenos, sendo habilidades necessárias para o desenvolvimento da própria personalidade que está em formação.

Em outras palavras, um playground é a oportunidade perfeita para nossos filhos crescerem de maneira saudável, considerando que práticas, como rastejar, levantar com mais velocidade, dividir o espaço, ficar em pé, entre outros detalhes, fazem diferença no crescimento de qualquer ser humano.

Entretanto, quando estão um pouco maiores, as crianças são mais curiosas e precisam de brinquedos flexíveis e desafiadores para estimular seu crescimento. Assim, disponibilizar escadas e rampas no parque infantil é uma excelente estratégia para incentivar os movimentos da garotada, motivando-as a driblarem possíveis obstáculos pelo caminho.

Isso mostra que, além das rampas e escadas, um parquinho também pode oferecer outras áreas, como locais para os pequenos se rastejarem ou passearem de triciclo, assim como praticarem atividades em grupo com a escola, por exemplo.

E, tratando-se de uma idade mais agitada, os pais podem solicitar a instalação de balanços com molas flexíveis, slides de até quatro pés, mesas pequenas e espaços para manipulação de materiais.

De qualquer forma, é bom lembrarmos que esses brinquedos provocam maior gasto de energia e, assim, possibilitam desenvolver melhor algumas habilidades motoras e psicológicas de cada criança, desafiando-as a pensarem cada vez mais.

Porém, dependendo do perfil de cada um, é interessante que os pais acompanhem de perto o comportamento de seus filhos no playground, com o objetivo de conhecer um pouco melhor suas habilidades, assim como suas reações quando estão próximos de outras crianças, ou até mesmo seus níveis de cansaço, sendo esses detalhes essenciais no crescimento.

Consequentemente, a partir desse acompanhamento os pais podem incentivar a autoconfiança dos seus filhos, demonstrando segurança com a realização das brincadeiras. Como resultado, em questão de pouco tempo, a criança poderá brincar sozinha e até mesmo se relacionar com outras sem necessitar da supervisão e monitoramento de alguém.

Crianças de seis até quatorze anos

Já em idade escolar, as crianças podem utilizar o playground para brincadeiras mais avançadas que estimulam sua coordenação motora.

Diante de uma era altamente tecnológica, é natural que o interesse por smartphones e jogos aumente, porém, cabe aos pais incentivarem outras atividades ao ar livre a fim de auxiliar seus filhos no crescimento. E, como ajuda, os parquinhos continuam sendo a opção ideal para os pais.

Ainda que não sejam tão pequenos assim, as crianças de seis até quatorze anos podem usar vários brinquedos em um parque, como escorregadores, escaladores de cordas, correntes em ângulos, barras laterais, etc.

Contudo, um playground não precisa disponibilizar apenas esses itens para a diversão. Além disso, é válido investir em campos de futebol e outras áreas para a prática de esporte, levando em consideração que esses exercícios são essenciais para a saúde física e mental dos pequenos.

Com isso, também vale a pena motivar a realização de campeonatos e outros jogos que estimulam a participação dos pais e também de toda comunidade em geral, seja dentro de um condomínio seja no próprio bairro em que o parque infantil está localizado.

Cuidados especiais para qualquer idade

Agora que você já conhece o melhor brinquedo para cada faixa etária, fica mais fácil indicar o equipamento ideal para seu filho ou filha brincar. Por outro lado, para garantir que todos esses benefícios sejam aproveitados da melhor maneira, o mais adequado é separar as áreas do parquinho de acordo com cada faixa etária.

Agindo assim, as crianças terão mais oportunidades de usufruir os brinquedos, assim como todas as suas vantagens, com total segurança e sem correr o risco de utilizar algum equipamento que não seja apropriado para elas. Como dica, você pode acompanhar as crianças durante as brincadeiras ou até mesmo contratar um monitor para o playground!

Gostou de conhecer qual o melhor brinquedo para cada faixa etária em um parque infantil? Então está pronto para investir nesse projeto e garantir a diversão da garotada na sua cidade, não é mesmo? Por esse motivo, convidamos você a assinar agora a nossa newsletter e ficar por dentro de outros assuntos importantes como esse!

1 comentário em “Parque infantil: qual o brinquedo recomendado para cada faixa etária?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!