Como construir uma praça pública em seu condomínio

Morar em um local que tenha uma praça pública é um verdadeiro privilégio para muitas pessoas, principalmente para as que vivem nas grandes cidades.

Entretanto, nem sempre o condomínio escolhido para se viver com a família fornece esse tipo de espaço de convivência; até que chegam os filhos e esse assunto passa a incomodar.

Afinal, quem não quer que as crianças cresçam num local seguro e, ao mesmo tempo, com a possibilidade de brincarem ao ar livre?

É possível, sim, construir uma praça pública em seu condomínio e isso dependerá de um bom planejamento e da aceitação dos demais moradores, é claro. No texto de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre esse assunto para você descobrir o que fazer.

A importância de uma praça pública em condomínios

Ter uma área de convivência ao ar livre e cercada de verde, como uma verdadeira praça pública deve ser, muda a vida de quem mora em locais fechados, e para melhor.

Afinal, um espaço de uso comum é capaz de oferecer uma melhora na qualidade de vida de seus moradores, ainda mais quando se tem filhos pequenos.

A seguir apontamos alguns motivos que explicam ainda mais essa importância:

  • Possibilidade de convivência (ou melhoria da convivência) com os demais moradores.
  • Todos os moradores, incluindo as crianças e os idosos, podem contar com um espaço seguro, agradável e ao ar livre para desempenharem atividades, como brincadeiras e exercícios físicos.
  • Ter um espaço verde, além de melhorar a qualidade do ar, também aumentam os índices de felicidade dos moradores (médicos afirmam indicam que a presença do verde ajuda, inclusive, a diminuir alguns riscos de doenças, como enfarte).
  • Ter uma área verde próximo ao local de moradia também ajuda a melhorar a qualidade do ar, pois as plantas e árvores conseguem filtrar a poluição do ar e diminuir as ilhas de calor.
  • Não há necessidade de um grande deslocamento para se chegar a uma área de lazer, descanso e meditação ao ar livre.

Itens que não podem faltar na praça do condomínio

Em primeiro lugar, para se ter uma boa praça dentro do condomínio é preciso de um bom planejamento e um projeto, para que os custos sejam definidos e se evite gastos além do necessário.

Um bom projeto que atenda aos mais diferentes moradores pode incluir itens como:

  • bancos;
  • playground;
  • espaço para caminhada ao redor;
  • jardim (projeto paisagístico contemplando gramado, árvores, arbustos e flores);
  • boa iluminação noturna;
  • instalação de câmeras de segurança;
  • projeto de irrigação, caso seja necessário, a depender do tamanho da praça.

Também é muito importante definir quem fará e como será realizada a manutenção da praça, pois se não for feita, pode comprometer o solo e as plantas do jardim.

praça pública condomínio

Em geral, jardins de pequeno e médio porte podem ter manutenção pelo menos uma vez por mês, principalmente em épocas de estiagem ou seca.

Conversando com o síndico

Tendo um local apropriado para se construir a praça no condomínio, é hora de conversar com o síndico. Uma dica é colocar no papel todos os motivos e argumentos a favor da construção da praça no condomínio.

Você pode ajudá-lo, por exemplo, a levantar todos os custos para desenvolver um projeto mais completo, que deve ser repassado aos demais moradores.

Nesse sentido, é muito importante estar atento ao que diz o artigo 1.342 da Lei 10.406/2002 do Código Civil, em relação a realização de obras em partes comuns de um condomínio:

A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos, não sendo permitidas construções, nas partes comuns, suscetíveis de prejudicar a utilização, por qualquer dos condôminos, das partes próprias, ou comuns.

Ou seja, com os custos levantados e com a concordância do síndico, é hora de argumentar o quão melhor pode ser a qualidade de vida de todos os vizinhos com uma área de convivência verde, ao ar livre e, ao mesmo tempo, preservando-se a segurança de todos os moradores.

Se construir uma praça pública em seu condomínio também for o sonho dos demais moradores, é hora de colocar a mão na massa e partir para a ação, que certamente trará muitos benefícios a todos.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou quer compartilhar a sua experiência de ter um parque público em seu condomínio? Então deixe o seu comentário e vamos continuar esta conversa!

 

 

gestão de condomínio

1 comentário em “Como construir uma praça pública em seu condomínio”

  1. Boa tarde,vou tentar resumir o máximo…
    Sou moradora da Comunidade Santa Marta à 40 anos,a prefeitura passou por aqui beneficiando,alguns moradores construindo novas casas,eu trabalgo na área da Educação dentro da propria Comunidade,e o prometimento de cinatrucao de praça ficou pendente ou seja nao realizado,e hoje vendo pelo lado de lazer infantil para as crianças não foi realizado,hoje eu moro num predio dado pelo governo e que na parte de baixo seria um sonho nosso juntamente as nossas crianças de poder realiza-lo.mais não temos verba pra que esse sonho se realize,entao eu como mediadora do condominio,gostaria de saber se há possibilidade de contar com ajuda do governo do município que me fizessem realizar este aonho dentro da comunidade.
    Encarecidamente.meu tel 21985261479
    Meu nome é Andréia Araujo.obg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!