O que não pode faltar em uma praça pública? Saiba aqui!

como-melhorar-a-qualidade-de-vida-de-um-bairro.jpeg

Para planejar a estrutura completa de uma praça pública, ainda que durante uma reforma, é preciso analisar, de forma inteligente, a gestão do lazer pretendida para a cidade.

A escolha das atividades, das delimitações da área, da iluminação e projeto de paisagismo deverá considerar o perfil da comunidade e também as potencialidades que a área oferece. Em resumo, a praça pública não deve ser apenas árvores e bancos instalados deliberadamente.

Se você também enxerga, nesse espaço, o potencial de lazer que ele pode oferecer para a comunidade, conheça quais elementos não podem faltar na praça pública!

Paisagismo inteligente e limpeza regular

O primeiro elemento que não pode faltar em uma praça é a natureza! Árvores, arbustos, flores e um bom gramado ajudam a cidade a manter-se verde, oferece sombra e umidade para o local e, ainda, mantém a beleza da área de lazer.

Invista em um paisagismo que exija pouca manutenção, como campões recobertos com grama Esmeralda. Ela pode ser plantada em terrenos mais fracos, exigem pouca manutenção e ainda são resistentes às caminhadas frequentes sobre ela.

Em um gramado como esse, é possível criar uma área de piqueniques ou um espaço para a prática de esportes para os jovens, como o slackline e futebol. Para tal, é claro, é necessário que entre em cena a segunda parte do nosso tema: uma limpeza regular.

Toda praça pública, para que seja bem reconhecida, frequentada e agradável aos usuários, deve ter um plano de limpeza periódica, mantendo a grama bem aparada, as flores regadas e adubadas, além das árvores podadas.

Iluminação adequada e segurança

A iluminação e a segurança da praça pública são fundamentais para que os moradores frequentem o local em diversos horários do dia.

No momento de se pensar em iluminação de praças, é preciso contemplar no projeto árvores e plantas, esculturas, pavimentação e todos os detalhes, criando cenários harmoniosos com as ruas e construções do entorno.

Para a iluminação, considere três fatores na hora da escolha: integração com o paisagismo, segurança da área e economia. Postes com energia solar — ou de acendimento automático — garantem consumo reduzido se forem adquiridos com fornecedores de qualidade.

Para total contemplação das iluminações, também é importante pensar em projetos especiais, como na época do natal. Praças que criam culturas decorativas para esse período costumam atrair ainda mais visitantes e turistas, criando assim um envolvimento ainda maior com a arquitetura e o local.

 

Instalação de câmeras de segurança

Para ajudar a conter a onda de violência e assaltos que vêm crescendo a cada dia, uma das medidas de segurança que cria uma sensação a mais de proteção na população é o uso de câmeras de vigilância.

Com o auxílio desse tipo de monitoramento, as pessoas tendem a ter maior tranquilidade ao usar e frequentar todo tipo de praça pública.

Além das instalações desses dispositivos, é essencial também que a prefeitura empregue efetivo policiamento para rondas, garantindo assim maior controle sobre os possíveis perigos e aumento da segurança no local.

Podemos dizer, inclusive, que essa alternativa quase não é mais opcional, devendo estar presente em todas as áreas de planejamento.

Playground para crianças

Outro público que precisa ser atendido na área de lazer são as crianças, e playgrounds divertidos que ofereçam segurança são fundamentais, inclusive para contribuir para a socialização delas e fazer com que se exercitem — saindo da frente de computadores e games.

Escolha brinquedos que atendam diversas faixas etárias e considere comprar um ou mais conjuntos, caso tenha espaço, para que eles sejam separados por idade.

A resistência do brinquedo e o material de fabricação também são importantes, por isso verifique se a fornecedora oferece certificações de qualidade, como INMETRO e INNAC (Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos).

Materiais dos brinquedos em playgrounds

Verifique qual material é mais apropriado para o chão que será instalado, mas dê sempre preferência aos que utilizam materiais sustentáveis.

Uma das melhores opções que temos no mercado atualmente são brinquedos em madeira plástica. Esse material é semelhante à madeira, porém fabricado a partir da reciclagem entre diversos tipos de plásticos processados e pigmentados.

Essa é uma solução 100% ecológica, que respeita o meio ambiente, ajuda a eliminar os lixos plásticos e reduz o desmatamento indevido.

Quer uma fazer uma cotação? 0800 606 8145 / 17 3811-1580 / 17 99615-2173

Ou em nosso email: contato@aquarelaparques.com.br

A segurança dos brinquedos em playgrounds

Grande parte desses problemas se dá pela falta de manutenção, por isso tenha sempre em mente que manter os equipamentos em ordem e em bom estado de conservação trará não somente mais segurança às crianças, mas também maior tranquilidade para os pais.

É possível instalar pisos emborrachados em toda área do playground para compatibilizar o projeto com madeiras sustentáveis e, ainda, trazer mais segurança para as brincadeiras.

Outra dica de ouro é colocar mais bancos ao redor da área de playground, para os pais se sentarem próximos aos seus filhos, e também fontes de água ou bebedouros, para que as crianças e pessoas que estejam praticando esportes possam se hidratar. Com certeza, essa estrutura será mais uma razão para levar as crianças para brincar ao ar livre.

 

Coreto ou área para eventos da prefeitura

Como as praças são locais de referência na cidade, a área próxima do coreto costuma ser um bom local para eventos da prefeitura. Sendo assim, mantenha a estrutura de som e outros recursos mínimos e crie um calendário de atividades que atraiam o público, como shows culturais, eventos esportivos e, claro, festas da cidade.

Com uma praça pública bem estruturada, os efeitos na comunidade podem ser muito mais amplos. Eles podem representar o incentivo à prática de esportes, socialização e bem-estar geral.

Cria-se uma identidade para a praça pública onde todos os frequentadores se associam, gerando uma relação de amor e necessidade com o local. E isso, certamente, é valorizado e aproveitado por todos.

E na sua cidade, como andam os eventos ligados à socialização e saúde? Gostou da ideia de investir na praça pública e torná-la um projeto maior e com mais ganhos para a comunidade local? Deixe um comentário e conte-nos o que achou do nosso post. Até a próxima!

 

cta-prefeito

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo