Entenda a importância do parquinho escolar para os seus alunos

Parquinho Escolar

Por que será que o parquinho escolar é tão importante para os pequenos? Simples: as cores, o lúdico e as novas descobertas que esse produto proporciona fazem parte do cotidiano da educação infantil. Há um mundo inteiro a ser descoberto e cada novo dia traz novidades.

O ato de brincar na primeira infância é cada vez mais valorizado, já que, mais que diversão, esse é um momento de novos aprendizados pedagógicos, motores e sociais.

Não é à toa que a hora do recreio é uma das mais aguardadas pelas crianças – ela representa um momento de liberdade, exploração de espaços e sensações, além de novas amizades e outros pontos que você nem imagina – mas que descobrirá no post de hoje!

O parquinho escolar proporciona o desenvolvimento de habilidades

Os diferentes brinquedos do parquinho escolar vão estimular o desenvolvimento de habilidades específicas. Por exemplo:

  • as gangorras e balanços ensinam aos pequenos a noção de tempo e velocidade;
  • o gira-gira oferece uma nova percepção de equilíbrio, já que o movimento é circular;
  • o trepa-trepa ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e na autoconfiança. 

Por estarem ao ar livre, os parquinhos também permitem a exploração da natureza e possibilitam que a criança tenha contato com a areia, o sol, a vegetação, os pássaros e ruídos externos, experimentando novas formas de estar e interagir com o mundo a sua volta.

O parquinho escolar leva à observação do desenvolvimento emocional da criança

A hora do recreio é valiosa para a percepção do desenvolvimento emocional e social da criança por parte dos professores e diretores da escola.

Observando o comportamento dela no parquinho escolar – se ela interage ou não com os colegas, se se envolve nas brincadeiras, se demonstra agressividade ou tristeza – os professores e monitores conseguem perceber se ela está com dificuldades de relacionamento.

Ela pode, por exemplo, estar sofrendo algum tipo de isolamento por parte dos outros alunos ou até mesmo bullying. Por ser um momento de maior descontração, a criança também está mais aberta a conversas e os professores podem usar isso para identificar se ela passa por algum problema familiar ou emocional que possa demandar uma intervenção.

O parquinho escolar desenvolve vínculos sociais

As interações das crianças no parquinho são mais espontâneas, já que elas não identificam uma tarefa escolar específica sendo proposta – o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia e o companheirismo.

É muito comum ver nesses momentos as crianças estimulando umas as outras para brincarem juntas, se dispondo a ajudar o colega que tem mais dificuldade de executar um movimento. 

O convívio com as outras crianças nesse tempo livre facilita a criação e percepção de vínculos sociais, como a formação de amizades, a importância de compartilhar o espaço, os brinquedos e o entendimento de regras.

O parquinho escolar promove um espaço de estímulo à criatividade

O parquinho escolar é ainda um espaço de estímulo à criatividade, já que além dos brinquedos convencionais pode-se usar a estrutura para propor novos jogos e brincadeiras.

No tanque de areia, por exemplo, é possível utilizar caixotes, bonecos e fantoches para que as crianças inventem suas próprias estórias, estimulando o faz de conta. Isso que favorece o desenvolvimento cognitivo e o pensamento linear.

Em dias quentes, uma boa dica é usar baldes de água para que os pequenos explorem a diferença de textura entre o líquido e a areia.

O parquinho escolar favorece a prática de atividades físicas

Pense na sua infância há alguns anos. Você provavelmente vai se lembrar das brincadeiras na rua e corridas pelo jardim, sempre se movimentando fisicamente. Uma realidade bem diferente da que as crianças vivem hoje.

Atualmente, as crianças estão cada vez mais presas dentro de casa (termo conhecido como “crianças de apartamento”), seja pela insegurança que assola grande parte do país ou pelo vício cada vez mais constante nos smartphones e videogames.

Para fugir um pouco dessa realidade, nada melhor que estimular as crianças a brincarem no parquinho, inclusive no recreio da escola. Essa é uma maneira de fazer com que se exercitem e saiam da zona de sedentarismo e obesidade infantil, que crescem de forma assustadora no Brasil e no mundo.

O parquinho escolar promove o amadurecimento em diversas esferas

O parque de brincadeiras pode simbolizar o início de um grande amadurecimento para a criança. Como falamos, é nesse ambiente que ela aprende a se relacionar, a mover seu corpo, a se proteger de eventuais quedas e se tornar mais “esperta”. 

Quanto mais estímulos a criança receber nesse período, melhor será para ela mesma, pois isso provoca o seu amadurecimento. Acredite: brincar no parquinho é uma maneira de fazer com que ela se desenvolva de forma mais acelerada e consistente. 

O parquinho escolar é um momento de prazer para a criança

As brincadeiras no parquinho escolar são profundamente prazerosas para os pequenos – isso não dá para negar. Eles se divertem, morrem de rir e encontram os amigos, aproveitando cada segundo. É comum ver muitos deles que vão embora aos prantos ou implorando para ficarem mais alguns minutos.

Proporcionar esses momentos de prazer e relaxamento é muito importante, principalmente na fase escolar, onde as tarefas e atividades podem, muitas vezes, sobrecarregar os pequenos.

Justamente por isso é bom tomar cuidado e fazer com que elas entendam e aproveitem a infância com mais intensidade. Por mais que as outras aulas e compromissos sejam importantes, é bom não se esquecer a hora do recreio é um período para a criança brincar e se divertir.

E o melhor de tudo: o parquinho escolar é fácil de instalar e cuidar

Ter um parquinho na sua escola, no condomínio ou em qualquer outro lugar pode ser um ótimo investimento. 

Existem vários modelos e materiais que vão de acordo com a faixa etária das crianças, trazendo segurança e garantindo a diversão. Neste post aqui você pode conferir um comparativo entre os materiais para escolher o que mais se adapta ao espaço da sua escola.

Se você se interessou pelo tema e quer saber mais detalhes sobre como adquirir um parquinho escolar, clique aqui e tire todas as suas dúvidas agora mesmo. Até a próxima!

desempenho do aluno

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo