Saiba como decorar e organizar um playground escolar

Sabemos que o playground escolar é essencial não só para que as crianças tenham um espaço para a diversão e para o entrosamento com o grupo. Esse espaço coletivo também existe para que as crianças aprendam a identificar a importância do espaço em que vivem e para desenvolverem, por meio de atividades, funções motoras, cognitivas e culturais.

Como esses espaços são comuns, tanto em escolas, quanto em parques públicos, o ideal é organizar e decorar de modo que atraia a atenção das crianças, mas também garantam a segurança delas e, consequentemente, a tranquilidade e a confiança dos pais.

Por isso, continue lendo o nosso post e saiba dicas sobre decoração, organização e segurança. Confira!

Identifique a idade das crianças que utilizarão o playground escolar

No caso das escolas, fica mais fácil apurar a idade das crianças que utilizarão o playground. Essa informação é essencial, pois crianças de diferentes idades apresentam necessidades diferentes, a começar pela sua habilidade motora, que também pode ser desenvolvida por meio do contato com os brinquedos.

Crianças de 0 a 5 anos precisam de playground com brinquedos feitos de plástico rotomoldado. Crianças com até 10 anos já podem brincar em playgrounds com brinquedos de madeira. As crianças acima desta idade, por sua vez, têm permissão para utilizar brinquedos feitos de ferro.

Invista em cores que atraiam as crianças

As cores são bem atraentes para crianças, sobretudo quando muito pequenas. Os brinquedos de madeira, por exemplo, devem ser envernizados e podem ser pintados de cores diversas. Tocos de árvores, que já estejam no local, podem ser aproveitados desta maneira, já que, por meio das cores tornam-se um objeto de decoração do local. Uma parede que não está sendo utilizada, pode se tornar lousa para as crianças soltarem a criatividade e desenvolverem a habilidade de escrita.

Ensine-as a valorizar o espaço e o meio ambiente

Brinquedos feitos de materiais reaproveitados são ótimos para ensinar as crianças sobre a importância da sustentabilidade. Insira no playground balanços feitos de pneus, por exemplo, e mostre a elas que esses materiais seriam descartados, se não estivessem ali. Ensine a importância de manter tudo organizado e limpo para que outras crianças também possam brincar. Baldinhos de areia, por exemplo, precisam estar limpos após a brincadeira.

Coloque a segurança como primeira preocupação

Embora playgrounds sejam espaços de diversão e brincadeiras, quando o assunto é a segurança das crianças todo o cuidado é pouco. Os playgrounds possuem regulamentação de acordo com as normas da ABNT e elas precisam ser seguidas à risca. Um bom exemplo é o piso, que deve ser de borracha, de grama, areia ou mesmo clássico, mas precisa absorver uma possível queda. A manutenção deve ser constante e a areia precisa ser limpa e arada, diariamente.

E, claro, mesmo que os brinquedos sigam todas as normas prescritas pela legislação, é preciso que um ou mais adultos estejam sempre observando os pequenos e auxiliando-os nas brincadeiras.

E então? Gostou das dicas sobre como organizar e decorar o playground escolar? Assine a nossa newsletter e mantenha-se bem informado sobre o universo de playgrounds!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!