5 brincadeiras de criança para promover em sua escola

5-brincadeiras-de-crianca-para-promover-em-sua-escola.jpeg

Na era da tecnologia, onde tudo se concentra em aparelhos e computadores, envolver crianças, fazendo-as rir e brincar, sem um videogame na mão pode parecer uma tarefa difícil.

No período escolar então, você pode se perguntar: o que fazer para gastar energia com eles e como ensiná-los ao mesmo tempo? Se sua escola possui um parquinho infantil, lá mesmo você poderá estimulá-los e se divertir muito!

Pensando nisso, listamos 5 tipos de brincadeira de criança que não necessitam de muitos recursos e farão com que a criançada potencialize o melhor de cada uma delas brincando. Confira!

1. Pegando as batatas

Divida sua turminha em dois grupos, eles serão os pegadores de batatas. Depois, peça a eles que façam bolas de papel amassado (com folhas de jornal ou de revista). Essas serão as batatas.

Dê a cada grupo um cesto ou balde e espalhe as “batatas” por todo o local, em acessos fáceis e mais difíceis. Ao seu sinal, cada grupo tem que apanhar o maior número de “batatas” possível e colocar em seu cesto.

2. Colher de caramelos

Essa brincadeira de criança consiste em colocar uma colherzinha na boca de cada criança e depois dividi-las em dois grupos.

A brincadeira começa passando o caramelo de colher para colher, em cada grupo, o mais rápido que puder, até o final, sem deixar cair o doce e sem usar as mãos, que devem estar cruzadas nas costas.

3. Cobrinha maluca

Coloque os pequenos em uma fila indiana, cada um segurando a cintura do outro, formando a cobrinha. O primeiro da fila será a cabeça da cobrinha e o último será a cauda.

O objetivo da cobrinha maluca é pegar a própria cauda, correndo de forma moderada atrás do último da fila. A cauda, por sua vez, tentará fugir da cabeça da cobrinha, também correndo moderadamente e se esquivando.

Desse modo, todos da fila vão seguindo com as mãozinhas na cintura um do outro o ritmo da cabeça da cobrinha. Assim que ela conseguir pegar a cauda, a cauda se torna cabeça e tenta pegar a criança que virou cauda.

4. O dono da cor

O dono da cor é escolhido pelo educador e terá que pegar as demais crianças, porém antes disso ele gritará “sou o dono da cor”. Os demais perguntarão: “que cor?” e o dono fala uma determinada cor e todos os participantes têm que achar e tocar em algo dessa cor.

Assim, quem a criança tocar estará protegida, quem não conseguir achar será perseguido pelo dono da cor.

5. O lencinho

Nessa brincadeira todos os participantes ficam sentados no chão em uma roda. Um deles será o mestre e ficará de pé com um lencinho (ou pedacinho de pano qualquer) na mão.

Os que estão sentados cantam “o lencinho da mão acabou no chão, a moça bonita tá no meu coração; galo que canta corococó, chupa cana com um dente só; é 1, é 2, é 3!”

No momento em que os participantes cantam, o mestre coloca o lencinho atrás de uma das crianças. No três, todas se viram e quem tiver o lenço tem que tentar pegar o mestre antes que ele sente em seu lugar.

Agora que você já conhece alguns tipos de brincadeira de criança, desperte neles a vontade de interagir uns com os outros, criando esse ambiente social entre elas ao mesmo tempo em que desenvolve a coordenação motora e aprendizagem que necessitam.

Gostou do artigo de hoje? Tem algum amigo que vai adorar saber sobre o assunto? Então não perca tempo e compartilhe este artigo nas redes sociais!

cta-marketing

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo