A arte de se divertir sem gastar dinheiro

Você se lembra de quando era criança? Qualquer hora e lugar era propício para uma boa brincadeira divertida. E você nem se lembrava de que existia o tal do dinheiro, não é mesmo? O importante era se divertir, seja brincando no barro, jogando bola na rua ou descendo no escorregador da pracinha com seus amigos.

Só que quando nos tornamos pais, a gente quer dar o melhor para os nossos filhos e, muitas vezes, acabamos comprometendo boa parte da nossa renda acreditando que só iremos agradá-los com brinquedos e passeios caros. Aliás, esse é um senso comum hoje em dia: se divertir é fazer compras ir ao cinema, viajar, consumir coisas caras…

Mas é possível, sim, se divertir sem gastar dinheiro, mesmo em tempos tão mudados como o de hoje. Então, nesse post vamos te dar algumas dicas e ideias de brincadeiras e opções para reunir a criançada e vocês passarem ótimos momentos juntos:

1. Acampamento em casa

Criança adora acampar. Lembra-se de quando você era pequeno e acampava debaixo dos lençóis, ou debaixo da escada?  Qualquer cantinho era motivo para se transformar em um grande local de aventura!

Aproveite um fim de semana de folga e acampe com seus filhos na sala de casa, por exemplo. Vale juntar cadeiras e jogar aquele cobertor por cima! Conte histórias, brinque, coma pipoca com eles. Pode apostar: eles vão adorar e vocês vão se divertir sem gastar dinheiro!

2. Cinema em casa

Outra dica para se divertir sem gastar dinheiro é simplesmente aproveitar para assistir a um filme com seus filhos em casa mesmo – e com direito a muita pipoca! Você pode, inclusive, aproveitar para mostrar a eles os filmes que você assistiu na infância para que eles se divirtam e você ative boas memórias.

3. Visitar parques públicos

Parques públicos gratuitos, museus, planetários, bibliotecas, uma caminhada pelo calçadão da cidade…São muitas opções de passeios ao ar livre para você se divertir sem gastar nada com os pequenos. Vocês podem aproveitar para praticar atividades físicas, como pedalar juntos, por exemplo. Não custa nada e você investe em sua saúde e na de seus filhos.

4. Brincar no playground

Brincar no playground da pracinha ou do condomínio, é sem dúvidas, um local ideal para se divertir sem gastar dinheiro. Afinal, eles encontram à disposição vários brinquedos para se exercitarem e desenvolverem suas habilidades físicas e mentais.

Além disso, as crianças também se socializam com outras crianças, o que também contribui muito para o crescimento delas.

5. Piquenique ao ar livre

Sua cidade tem um local público tranquilo, seguro e cheio de natureza ao redor? Então aproveite para programar um belo piquenique com toda família! E o mais divertido: você pode levar seus filhos para a cozinha para que eles preparem as receitas! Que tal? Vale fazer sucos naturais, sanduíches e o que mais der para fazer com os ingredientes que você tem em casa.

6. Massinha de modelar

A massinha de modelar é um produto tão simples que a gente até se esquece que ele proporciona muita diversão aos pequenos.

E você pode fazer a massinha em casa mesmo, junto com eles: basta misturar 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 xícara e ½ de água, além de 1 colher de chá de óleo. Depois, amasse bem até ficar no ponto de modelar. Você pode usar, também, corante alimentício para tingir as massinhas. Diversão na certa – inclusive para você!

7. Gravar um vídeo e enviar aos avós

Como os nossos filhos já nasceram na era da tecnologia, que tal utilizá-la para se divertir sem gastar dinheiro? Peça aos seus filhos que gravem um vídeo bem divertido para enviar aos avós (ou para algum parente que eles tenham afinidade). Vale ensaiar uma poesia, uma história ou até uma música! Estimule seus filhos a usarem a criatividade e, ao mesmo tempo, fortalecerem os laços familiares.

Gostou das dicas? Certamente existem muitas outras formas de se divertir sem gastar dinheiro. Use a sua imaginação, ative as memórias felizes da sua infância e transmita esses ensinamentos aos seus filhos – para que eles também tenham as melhores recordações da infância!

Se você tem outra sugestão de brincadeiras para os pequenos, deixe o seu comentário! Até a próxima. Veja também: 10 ideias de brincadeiras para crianças que listamos pra você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!