Férias de crianças: o que fazer com os pequenos?

Eis que chegam as férias de crianças e você se vê perdido e confuso com aquela galerinha dentro de casa cheia de energia para gastar, não é mesmo?

Mas, calma! É possível sobreviver e tornar esse período divertido para os pequenos e também proporcionar momentos inesquecíveis com toda família – mesmo que você não esteja de férias.

Antes de mais nada, é necessário que você crie um verdadeiro roteiro para as atividades das crianças – o que não significa que elas passarão os dias inteiros cheias de compromissos.

Reserve um tempo para que elas brinquem em paz, sossegadas, mas, também, é a oportunidade perfeita para você viver bons momentos com elas.

Confira algumas dicas de passeios e atividades:

1. Parque aquático

Se o tempo colaborar, férias de crianças têm tudo a ver com água! Então, separe um dia no final de semana para levá-las a um parque aquático da região e divirtam-se juntos.

Não se esqueça de levar protetor solar, boia, roupas extras, toalhas e dinheiro para um lanchinho.

2. Visitar a biblioteca da cidade

Sim, a biblioteca continua sendo uma ótima opção para as férias de crianças e, de quebra, elas aprendem a amar a leitura.

Além disso, fique atento à museus e exposições da cidade que estejam dentro da classificação etária das crianças e leve-as a um verdadeiro passeio cultural. Com certeza elas vão se divertir muito.

3. Ir ao cinema

É muito bom saber que o cinema está investindo em bons filmes infantis em cartaz. Então aproveite e reserve um tempinho para assistir a um filme em 3D com os pequenos – e com direito a muita pipoca.

Uma dica para economizar é escolher um dia em que o preço dos ingressos seja mais baixos, como no meio da semana, por exemplo.

4. Férias de crianças também pode ser de jogos e atividades em casa

É claro que não dá para passear todos os dias durante as férias de crianças, não é mesmo? Mas isso não impede que elas se divirtam dentro de casa.

Algumas ideias de brincadeiras e atividades:

  • acampamento;
  • brincar de massinha;
  • karaokê;
  • peça de teatro;
  • faxina (por que não? Coloque os pequenos para arrumar a bagunça ao som de uma música bem divertida!);
  • jogos de tabuleiro;
  • noite do pijama com os coleguinhas;
  • videogame.

Também não se esqueça das brincadeiras antigas que ainda fazem sucesso entre a criançada. Neste post aqui tem ótimas dicas.

5. Passeio ecológico

Nada melhor do que programar um passeio ecológico, seja em um parque ou uma trilha, ainda mais se vocês vivem em grandes cidades.

É muito importante que os pequenos tenham contato com a natureza, sintam o cheio das flores e das plantas, aprendam de onde vêm os alimentos que elas comem e passem um tempo tranquilas e sossegadas ouvindo o canto dos pássaros e mexendo na terra.

Além disso, aproveite a façam juntos uma sessão de fotos com a própria câmera do celular! Vai ser divertido e, ainda, vai render ótimas recordações para a família.

6. Leve-a a um parque infantil

O playground infantil é um verdadeiro refúgio para as férias de crianças, pois além de ser gratuito, possibilita momentos de socialização e o pleno desenvolvimento mental, intelectual, físico e emocional da criança (entenda tudo aqui neste post).

Esteja o parquinho no condomínio ou na pracinha do bairro, separe uns dias da semana para que os pequenos frequentem e tomem um pouco de sol. Dependendo do local, dá até para programar um piquenique!

Gostou das dicas? Então se planeje e deixe as férias dos pequenos a mais divertida possível!

Falando nisso, a pergunta que não quer calar: como encontrar tempo para tudo isso? Neste post aqui temos algumas dicas que podem te ajudar. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!