Como conseguir tempo para brincar com os filhos?

Ser pai e mãe de crianças ainda pequenas muitas vezes dá aquele aperto no coração. Afinal de contas, às vezes pode ser difícil conseguir tempo para brincar com os filhos e passar momentos de qualidade com eles.

Se esse é o seu caso e isso está te fazendo mal, não se desespere. Em primeiro lugar, a culpa não é sua, pois, afinal, você deseja o melhor para os seus filhos e batalha dia e noite para proporcionar a eles uma vida mais tranquila e segura.

No post de hoje, portanto, vamos ensinar algumas técnicas bem valiosas para você conseguir tempo para brincar com os filhos e, assim, ajudá-los a ter um desenvolvimento mais saudável, tanto físico quanto psicológico.

Vamos lá?

1. Encare o tempo com os seus filhos com o mesmo rigor que você encara seus compromissos profissionais

Quando a gente encara coisas importantes da nossa vida com disciplina, ou seja, criando um verdadeiro hábito, a gente consegue priorizar melhor o que precisa ser priorizado.

Nesse sentido, conseguir tempo para brincar com os filhos deve ser encarado como um compromisso profissional que não pode ser adiado – mesmo que você tenha disponível poucas horas do seu dia para essa atividade.

De preferência, escolha um período do dia em que você não esteja tão cansado e, principalmente, com fome. Isso provavelmente te deixará nervoso e mais ansioso para descansar, resultando num tempo de pouca qualidade com os pequenos.

2. Quando estiver com os seus filhos, desligue seu celular!

Se desligar o celular durante algumas horas do dia já faz um bem incrível para os adultos, imagine para as crianças! Assim, elas não precisam ficar disputando a atenção dos pais com ligações e notificações que chegam a cada instante.

Nunca se esqueça de que os seus filhos são bens muito mais preciosos do que uma chamada de WhatsApp, uma notificação no Facebook, a novela que tá passando na televisão ou os e-mails de trabalho que chegam sem parar.

Desligar o celular em um mundo onde todos os rostos se voltam para a tela é um verdadeiro gesto de amor e, dessa forma, conseguir tempo para brincar com os filhos não será tão difícil assim quando vocês estiverem juntos.

3. Brincar não é jogar videogame! Aproveite esta oportunidade para ir ao ar livre

Você já ouviu falar do termo “criança de apartamento”? Se ainda não, leia esse post aqui. Vários fatores na rotina do nosso dia estão fazendo com que nossas crianças fiquem presas o dia inteiro em casa – seja a insegurança das cidades, a falta de opções de lazer e, ainda, a presença da tecnologia em nossas casas.

Então, conseguir tempo para brincar com os filhos é mais que passar o dia jogando videogame ou assistindo a programas infantis pelo Youtube. É sair com eles, brincar ao ar livre. Vocês precisam pegar sol e ter contato com a natureza por vários motivos – e um deles é bem sério:

A falta de vitamina D tem se transformado em uma verdadeira epidemia. E essa vitamina, extremamente importante para adultos, também é vital para o desenvolvimento saudável das crianças, pois previne doenças e fortalece o corpo.

Uma simples brincadeira no playground que está no condomínio ou na pracinha já é suficiente para você passar um tempo de qualidade e também estimular a saúde dos seus filhos. Para saber mais sobre os benefícios da vitamina D, leia esse post bem detalhado.

4. Se alimente bem para sempre ter energia para brincar com seus filhos

Muitas vezes a gente passa os dias indispostos tanto por conta da rotina diária quanto por falta de cuidados pessoais.

Conseguir tempo para brincar com os filhos vai além de disponibilizar algumas horinhas para eles, mas significa também ter energia e disposição para se divertir com eles e cumprir o papel de educar.

Portanto, verifique como está a sua alimentação e trate já de cuidar de si mesmo. Eis alguns alimentos deliciosos e que nos dão mais energia:

  • banana;
  • água de coco;
  • oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas);
  • chocolate amargo.

Conseguir tempo para brincar com os filhos não é uma tarefa fácil. É uma verdadeira conquista diária, mas que traz resultados para a vida inteira. Então, o que você está esperando?

Para ficar por dentro de todos os assuntos que envolvem o universo infantil, acompanhe sempre as atualizações do nosso blog. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!