A área de lazer de condomínio é um local estratégico e importante para a convivência e os momentos de descontração entre os moradores.
Muitos moradores de condomínios sentem falta de um espaço assim e, quando existe essa área, nem sempre ela é agradável e estimulante para ser aproveitada – ainda mais quando se tem crianças e a área de lazer de condomínio sequer possui um playground, por exemplo
Como síndico, portanto, você é o responsável pelo gerenciamento do espaço e precisa se preocupar com a manutenção e a qualidade de todos os objetos e a estrutura do local.
Então, no post de hoje, separamos algumas dicas de como você pode melhorar a área de lazer de condomínio de forma eficiente.
Vamos lá:
1. Acrescente ou renove o paisagismo
Se é certo que áreas verdes são fundamentais para a saúde e o bem-estar das pessoas, você consegue melhorar a área de lazer de condomínio incluindo ou renovando o paisagismo do local.
Além de promover momentos de relaxamento em meio ao verde, a estética também ajuda a valorizar ainda mais o imóvel.
Considere acrescentar gramado, árvores, flores e arbustos, de acordo com o tamanho da área. Dependendo, até vale criar um jardim vertical em uma parede, optando por uma irrigação automatizada para evitar o desperdício de água.
2. Vistorie e realize a manutenção do playground infantil
Uma atenção especial deve ser dada ao playground da área de lazer. A qualidade dos brinquedos deve ser prioridade para garantir a segurança das crianças. Alguns pontos fundamentais:
- Realize uma vistoria diária para garantir que os brinquedos estão com todas as peças no lugar ou não estão soltando farpas, parafusos e tinta;
- Realize inspeções técnicas de acordo com as normas da ABNT (leia esse post para entender melhor);
- Se for preciso trocar o playground, substitua-o pelo de madeira plástica, que é ecológico, altamente durável e de fácil manutenção;
- Melhore a superfície do playground colocando um material que amorteça impactos e quedas. Saiba neste post quais são os mais comuns;
3. Acrescente um mobiliário apropriado
Se a área de lazer for exposta ao tempo, é recomendado que os móveis, como bancos, mesas e cadeiras, tenham uma estrutura mais resistente e que exigem menor manutenção, como as fibras sintéticas e o alumínio.
Outra dica para otimizar o espaço é colocar móveis versáteis e fáceis de transportar. Por exemplo, cadeiras que podem ser empilhadas podem funcionar tanto para a área da churrasqueira, quanto para a piscina e o salão de festas.
Mas, para manter as boas práticas de convivência, é importante que algumas regras quanto ao transporte, utilização e guarda destes objetos sejam colocadas para evitar contratempos.
4. Melhore a iluminação noturna
A iluminação noturna é um importante aliado na área de lazer de condomínio. Se bem planejada, valoriza o ambiente e, ainda, torna-o mais seguro.
Em áreas externas, utilizar spots de iluminação é uma boa pedida, além de utilizar feixes de luz de baixo para cima no jardim. Outra dica é considerar o uso de fitas em LED e arandelas, por serem resistentes a umidade.
De qualquer forma, é bom conversar com um profissional para que se crie um projeto que atenda ao espaço e caiba no orçamento.
5. Coloque piso funcional na área de lazer de condomínio
Por ser em uma área externa, a área de lazer de condomínio precisa ser melhorada com um piso adequado e funcional.
Uma boa opção é utilizar revestimentos antiderrapantes e atérmicos – ainda mais em áreas de lazer com piscinas, pois evitam quedas e queimaduras nos pés.
Gostou das dicas? Para saber mais especificamente sobre a revitalização de áreas com parquinhos, separamos esse post aqui com tudo o que você precisa saber. Até a próxima.