5 Cuidados indispensáveis para qualquer parquinho infantil

cuidados.jpg

Que um parquinho infantil é uma excelente escolha de diversão e aprendizado para as crianças ninguém duvida. E isso é cada vez mais comprovado com o aumento desses brinquedos em condomínios, escolas e outros estabelecimentos, por exemplo.

Mas para que a alegria da criançada seja diretamente proporcional à tranquilidade dos pais, é necessário que o parquinho seja de qualidade e tenha alguns critérios de segurança.

Conheça agora mesmo os principais critérios:

1. Qualidade dos materiais

Mesmo que esse seja um critério meio óbvio, o fato é que nem sempre os pais e responsáveis das crianças se atentam verdadeiramente a ele, talvez por acreditarem que se o parquinho infantil está na escola ou no condomínio, então ele é 100% seguro.

Isso pode até ser verdade, mas não deixe de verificar a qualidade dos materiais e como são feitas as manutenções para se assegurar disso. Afinal, existem diversos tipos de materiais e cada um deles demanda um certo cuidado especial para que não se deteriore e coloque a segurança das crianças em risco.

Uma boa notícia é que graças ao avanço da tecnologia, já existem materiais bem resistentes e de ótima qualidade. É o caso da madeira plástica, por exemplo.

Trata-se de um material produzido por meio da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados e pigmentados, resultando em um novo material sólido e idêntico à madeira.

Para você conhecer mais as vantagens desse material e dos demais, temos um post bem completo sobre esse assunto.

2. Localização do parquinho infantil

O parquinho infantil deve estar localizado sempre em locais seguros para prevenir acidentes. Por exemplo:

  • em condomínios, deve ficar longe de entradas de garagens;
  • em praça pública, a uma distância considerável da rua e, de preferência, cercado;
  • o parquinho infantil precisa ficar longe de rios, piscinas e lagos, principalmente se forem profundos.

Portanto, analise bem a localização do parquinho infantil em que seu filho frequenta para garantir a segurança dele.

3. Normas da ABNT

A NBR 16.071 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda uma série de critérios para garantir a integridade física das crianças no parquinho infantil, independentemente de sua localização.

Alguns exemplos dessas recomendações são:

  • O parquinho infantil deve ser vistoriado todos os dias para verificar avarias ou irregularidades.
  • Além dessa vistoria diária, recomenda-se que uma vistoria técnica seja realizada a cada 6 meses, além de uma vistoria com responsabilidade técnica que deve ser feita anualmente.
  • O piso do parquinho infantil deve ser resistente a amortecimento de impactos e deve ser nivelado.
  • As peças dos brinquedos devem ser soldadas e lubrificadas sempre que necessário, e todas as porcas e fechos devem sempre estar bem apertados.
  • Os brinquedos devem estar a uma distância mínima de 1,30 m uns dos outros.

Para mais detalhes sobre essas normas e recomendações da ABNT, temos um post bem explicativo sobre o tema.

4. Faixa etária dos brinquedos

Outro cuidado indispensável para qualquer parquinho infantil é em relação à faixa etária dos brinquedos. Dependendo do material e da altura dos brinquedos, eles são recomendados somente para uma certa idade.

Em geral, existem parquinhos apropriados para crianças de 0 a 6 anos (Linha Baby) e outro indicado para crianças de até 14 anos de idade (Linha Teen).

5. Higiene dos brinquedos

Deixar a criança se divertir e se sujar faz muito bem a ela, mas isso não quer dizer que os brinquedos do parquinho infantil que ela utiliza podem estar sujos e mal conservados.

Além disso, é preciso ter muito cuidado com materiais contaminantes, como as tintas, que nesse caso, devem ser atóxicas. Na dúvida, converse com o responsável pelo parquinho para se certificar de que ele é feito com um material seguro para a saúde dos pequenos.

crianças felizes Esses foram os cincocuidados indispensáveis para qualquer parquinho infantil, seja na escola do seu filho, no condomínio, na pracinha da cidade ou em qualquer outro estabelecimento. Não deixe de ficar de olho nesses quesitos!

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou queira compartilhar a sua experiência conosco, deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato para tirar alguma dúvida. Até a próxima!

2 comentários

  • Boa tarde! Preciso fazer um projeto para apresentar na Prefeitura. Você teria um modelo de projeto de um parquinho com objetivos e orçamento pra eu adaptar e apresentar ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo