Uma praça pública é um dos locais mais apreciados pelos moradores de cidades brasileiras, sejam grandes ou pequenas. Quando são bem cuidadas e seguras, as praças garantem momento de socialização, descanso e também de divertimento.
Confira a seguir 6 itens que toda praça pública deveria ter. Depois da leitura, deixe o seu comentário contando como é a pracinha que você costuma frequentar.
1. Área verde
Ter área verde é um dos requisitos fundamentais de uma praça pública. E não basta apenas ter, é preciso que esse espaço seja harmônico e com uma manutenção paisagística adequada, para que as espécies não fiquem prejudicadas no ambiente urbano.
Além do paisagismo, eis os benefícios que as áreas verdes (principalmente em relação a arborização) proporcionam aos moradores:
- valorizam o espaço urbano;
- abrigam a fauna existente;
- reduzem a velocidade dos ventos;
- influenciam no equilíbrio hídrico;
- reduzem a poluição sonora;
- melhoram a qualidade do ar;
- diminuem a temperatura e promovem sombreamento.
E por falar em sombreamento, esse é outro item muito importante em uma praça pública. Vejamos o porquê:
2. Áreas com sombra
O conforto térmico é fundamental para a qualidade de vida das cidades, pois suas condições climáticas dizem muito sobre como os espaços urbanos serão aproveitados em todas as estações do ano.
Existem até estudos sobre esse tema. A Agência de Ecologia Urbana de Barcelona (AEUV), por exemplo, tem enfatizado as condições ideais e necessárias para a obtenção de espaços confortáveis termicamente falando.
Segundo a agência, a plantação de árvores que projetam sombras proporciona no mínimo 6 horas de conforto térmico diariamente – ou seja, as pessoas podem aproveitar melhor o espaço por ter um equilíbrio térmico.
3. Bancos e mesas limpas
Em artigo publicado em 2017 no portal de notícias do Estadão, o colunista Mauro Calliari destacou muito bem a importância de bancos e mesas em ambientes urbanos públicos.
Para ele, ter lugares para se sentar é tão importante quanto as ruas contarem com boas calçadas:
“Afinal, quem anda, precisa dar uma parada para descansar. Ou para ver mensagens no celular. Para esperar pelo ônibus ou alguém que você combinou de encontrar. Para comer o hotdog com batata e molho extra que comprou no carrinho. Ou mesmo por nenhuma razão, só para olhar a vida passar à sombra das árvores de uma praça”.
Em relação à limpeza, é certo que manter uma praça pública limpa e com os bancos e mesas com a manutenção em dia certamente atrairá mais pessoas para apreciá-la e desfrutá-la por mais tempo.
Falando em limpeza…
4. Lixeiras no entorno da praça pública
Nem é preciso dizer que as lixeiras são itens fundamentais em toda praça pública. Afinal, elas são essenciais para o correto descarte temporário do lixo e evitam a proliferação e transmissão de doenças, sem falar que previnem o entupimento de bueiros.
E na praça pública, as lixeiras devem ser instaladas com alguns critérios, principalmente em relação ao seu correto dimensionamento para que não atrapalhe a circulação das pessoas e nem a própria coleta de lixo.
5. Parquinho infantil
Ter uma praça pública com um playground infantil é um verdadeiro presente para a população.
Afinal de contas, precisamos continuar preservando e incentivando uma infância saudável para que as crianças tenham momentos de diversão ao ar livre e se sintam integradas à cidade. Isso sem falar que nem todos os condomínios e escolas contam com esse produto.
Além disso o parquinho na praça pública também proporciona benefícios para o desenvolvimento das crianças de forma geral. Elas tomam sol (importantíssimo para a saúde), se exercitam fisicamente, aprendem a socializar e também melhoram o desenvolvimento mental e intelectual – o que se reflete na rotina escolar.
6. Área para ciclista
Se o espaço permitir, uma área para ciclista faria toda diferença na praça pública.
Como ela geralmente já conta com um espaço para caminhada, uma área especial para os ciclistas evitaria contratempos e até acidentes, além de incentivar outras práticas esportivas e de lazer para crianças, jovens e adultos.
E você? Como acha que deve ser uma praça pública ideal? Aí na sua cidade as pracinhas são bem cuidadas? Deixe a sua opinião nos comentários.
Para continuarmos falando sobre esse assunto, separamos um post com muito motivos que explicam porque, afinal de contas, precisamos de praças públicas. Até a próxima!
Uaau muito interessante! 👏🏽👏🏽
Ótima visão sobre praça pública. Parabéns pelas informações serviu de grande ajuda. Ter noção de como trabalhar em cima de um espaço.