Playground para escola infantil: 6 vantagens que todos os pais deveriam conhecer

play.jpg

Na hora de escolher em qual escola infantil matricular os filhos, é preciso levar em conta uma série de fatores internos e externos: método de ensino, localização, corpo docente, valor da mensalidade, reputação da escola…Mas existe outro fator que também precisa ser levado em conta e que ajuda muito no processo de aprendizagem.

Sim, estamos falando do playground para escola infantil! Afinal, os momentos de recreação são fundamentais no desenvolvimento dos pequenos em diversos aspectos de suas vidas.

A seguir, portanto, separamos 6 vantagens de um playground para escola infantil:

1. Ajuda suas crianças a serem mais sociáveis

A socialização é um dos principais benefícios que as crianças têm quando a escola infantil possui um playground.

Com ele, elas aprendem a interagir com os coleguinhas, dividem o espaço, os brinquedos e começam a compreender algumas regras de boa convivência, pois aprendem a respeitar a vez do outro.

E isso também é excelente para a própria escola, pois essa prática de brincar no playground faz com que os professores consigam observar melhor o comportamento de cada aluno perante os brinquedos. Com isso, eles conseguem detectar alguns pontos que precisam ser trabalhados com eles, como problemas de comportamento, problemas emocionais, bullying, dificuldades de entrosamento, etc.

2. Melhora a coordenação motora

Basta ficar um tempo observando a brincadeira das crianças no playground para escola infantil que você consegue detectar um intenso trabalho na coordenação motora delas.

Afinal, elas precisam se equilibrar, utilizar as mãos para se segurarem ou subirem, a descer de forma ordenada, enfim, elas conseguem dominar e refinar os movimentos. Além disso, a musculatura, o sistema respiratório e o cardiovascular também são trabalhados e ajudam no bem estar e na saúde delas, aumentando a resistência do corpo e combatendo o sedentarismo.

3. Melhora a saúde

Na vantagem anterior já falamos um pouco em como o playground para escola infantil ajuda na coordenação motora e na resistência física das crianças. Nesse sentido, vale ressaltar que esse tipo de brincadeira melhora muito a saúde delas. Eis alguns motivos:

  • Torna músculos, ossos e articulações mais fortes.
  • Melhora o equilíbrio e a postura (desde que sob orientação).
  • Ajuda no controle de peso saudável.
  • A exposição moderada ao Sol também ajuda na prevenção de algumas doenças e traz outros benefícios (leia esse post aqui).
  • Melhora a autoestima e a sensação de bem estar.

4. Torna a criança mais criativa

As brincadeiras em grupo estimulam a criatividade dos pequenos, ainda mais em um playground para escola infantil.

Eles soltam a imaginação e vivenciam experiências lúdicas cheias de aventura e emoção. Esse tipo de experiência criadora, que se inicia a partir dos dois anos de idade e termina ao sete, é muito importante para as crianças.

E isso se traduz em bons resultados nas atividades em sala de aula, pois ela vai amadurecendo e se formando à medida que essas experiências criativas aumentam.

5. Aumenta o foco das crianças nos estudos

Quando a criança brinca no playground, ela começa a estabelecer e entender regras constituídas por si mesmo ou pelo grupo. Então, ela começa a elaborar e resolver conflitos e hipóteses de conhecimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e coordenar seu ponto de vista com o do outro.

Nesse sentido, passa a ter um melhor desenvolvimento em sala de aula e, como a sua energia já foi gasta com as brincadeiras, ela consegue se acalmar e se concentrar melhor nos estudos.

6. Deixa a criança mais calma em casa

Criança precisa brincar porque ela precisa gastar energia! E nada melhor do que um playground para escola infantil, que a ajuda a gastar essa energia e, ao mesmo tempo, desenvolver todos os outros processos de seu crescimento e amadurecimento, como já explicamos nas vantagens anteriores.

E isso se traduz em quê? Ela vai chegar em casa bem mais calma e preparada para a interação com a família!

Depois de conhecer todas essas vantagens, você já sabe: inclua o playground na lista dos requisitos para matricular seus filhos! E caso você goste muito de uma escola que ainda não tenha um parquinho, vale a pena conversar com a diretoria sobre esse assunto, para que integre a lista do próximo investimento.

Aproveite também e mostre aos diretores esse post aqui: 3 sinais que chegou a hora de ter palyground em sua escola. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo