Com as férias escolares se aproximando, as crianças estão ansiosas por um período de descanso, diversão e brincadeiras. Levar os pequenos para curtir atividades ao ar livre é uma excelente forma de sair da rotina e fazer com que eles interajam com a família e com outras pessoas, ficando um tempo longe do computador e dos joguinhos eletrônicos.
Das várias atividades para fazer ao ar livre, o piquenique é uma opção excelente e animada para envolver crianças, família e amigos. Para não ter complicações, confira nossas dicas de como organizar um piquenique incrível!
Esteja atenta aos preparativos
Primeiramente, é preciso escolher o tempo e o local. Dê preferencia a um parque bem localizado, arborizado e com bastante espaço para as crianças realizarem atividades. Antes de escolher uma data, verifique a previsão do tempo para evitar surpresas que podem acabar com o passeio.
Alguns itens são essenciais para essa atividade: toalhas, garrafas e bolsas térmicas, guardanapos, copos e pratos descartáveis. E não esqueça dos sacos de lixo, para poder recolher toda bagunça no fim!
Lembre-se também de incluir na bolsa, um protetor solar, chapéus e repelente para deixar todo mundo protegido do sol e dos mosquitos. Se quiser criar um clima mais confortável, leve também algumas almofadas para complementar a montagem do espaço.
Capriche no lanche
Comidas e bebidas são as estrelas do piquenique. Para que tudo seja mais simples e menos estressante nessa hora do passeio, é ideal seguir algumas estratégias para facilitar sua vida.
Priorize lanches que possam ser consumidos com as mãos e que não façam muita bagunça. Sanduíches e bolos são clássicos e não podem faltar! Entretanto, evite os que têm cobertura ou recheios muito cremosos. Além da sujeira, eles atraem mais insetos e podem estragar mais facilmente fora da geladeira. Para facilitar, leve tudo cortado já de casa, especialmente as frutas.
Outros quitutes que vão muito bem com um piquenique são muffins, nozes e castanhas em geral, salgadinhos e biscoito de polvilho. Para beber, refrigerantes em lata e sucos frescos levados nas garrafas térmicas são ótimas pedidas!
Estimule as brincadeiras ao ar livre
Estar ao ar livre, em um parque, é uma situação muito convidativa para brincadeiras. Aproveite o momento e leve bolas, pipas e outros brinquedos para estimular as crianças a se mexerem. Nada de celular e tablets! O objetivo aqui é curtir a companhia dos amigos, da família e a natureza.
As atividades motoras são extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças. Elas precisam se mexer para aprenderem a se soltar e a lidar com diferentes ambientes. Hoje em dia, muitas crianças ficam vidradas somente nas telas da TV e do computador. Em ambientes como parques, elas têm a oportunidade de se movimentar e explorar outros universos.
Caso seu filho seja mais retraído, estar em um espaço aberto com outros colegas pode ajudá-lo a vencer as barreiras da timidez. Afinal, é irresistível ver tantos brinquedos, crianças correndo e se divertindo e não querer participar também. Estar em um piquenique com outros amigos ou em um parque com crianças da mesma faixa etária pode ajudar seu filho a dar os primeiros passos e começar interagir de forma mais natural e espontânea.
Com essas dicas, fica simples entender como organizar um piquenique. Aposte nessa atividade e crie momentos inesquecíveis e lembranças felizes para toda família! Gostou do nosso post? Então conte, nos comentários, quais são os lugares favoritos na sua cidade para fazer um piquenique!