Quer ter uma boa convivência com vizinhos? Saiba como integrá-los

A rotina corrida faz com que seja cada vez mais difícil criar relacionamentos com qualquer pessoa — e não é diferente no caso dos vinhos. As pessoas estão sempre com pressa ou um pouco desconfiadas, reação natural, principalmente em cidades mais violentas. Ainda assim, é possível se esforçar e criar uma boa convivência com vizinhos, melhorando o aspecto social.

Se você quer saber como fazer isso, leia as 5 dicas que elencamos!

1. Comece conhecendo seu público

É muito importante saber qual o tipo de perfil geral dos moradores do seu prédio ou dos seus vizinhos de condomínio. Assim você consegue fazer uma proposta mais assertiva para cada tipo de público. Afinal de contas, um chá da tarde pode não ser interessante se o seu prédio é repleto de crianças ou adolescentes.

2. Faça uma boa comunicação interna

A comunicação interna é o segredo de sucesso das grandes corporações e também pode trazer ótimos resultados para a boa convivência com vizinhos. Assim as pessoas sabem exatamente o que o condomínio proporciona.  

No caso dos síndicos, eles também podem aproveitar esse canal e fazer uma prestação de contas, explicando como o dinheiro está sendo investido.

Para isso, comece ouvindo os condôminos. Eles são as melhores pessoas para palpitarem e contribuírem para mudanças. E essas mudanças, por sua vez, podem proporcionar ótimas ideias para melhorar o ambiente e o espírito coletivo no condomínio.

3. Organize festas e eventos compartilhados

Ter vizinhos amigos é ótimo, mas, só nos tornamos próximos de alguém convivendo com eles, não é mesmo? Por isso, sempre que for possível, organize festas temáticas: como Carnaval, Festa Junina, Dia das Crianças, Natal, etc.

Além disso, datas importantes como jogos de futebol da Copa do Mundo, abertura das Olimpíadas e outros eventos podem ser uma ótima maneira de reunir a galera do condomínio. Assim vocês se integram, tem bons momentos e, de quebra, se aproximam bastante.

4. Aposte em uma área de lazer

Ter uma área de lazer, como salão de festas, churrasqueira e piscina, é uma ótima maneira de aproximar todo mundo. Como algumas pessoas acabam descendo para essa área de convivência, nem que seja aos finais de semana, vocês garantem um bate-papo amigável.

playground também é uma ótima ideia, principalmente se existem muitas crianças no local. Assim as mães têm um lugar para se distraírem com os filhos e acabam criando vínculos com outras mamães, aproximando as crianças e fortalecendo amizades que podem surgir desse ambiente.

5. Organize uma agenda de eventos

Além da área de lazer e das festas, você e seus vizinhos podem organizar uma programação especial durante as férias escolares, por exemplo. Uma boa ideia é explorar muitas brincadeiras, esportes e, se o orçamento der, até contratar alguns monitores para distraírem a criançada. Essa é uma maneira efetiva de proporcionar uma aproximação entre os filhos e os pais.

Todas essas atividades podem ser muito importantes, mas é bom respeitar a vontade de cada um, dando a ele o espaço e a liberdade para decidirem por conta própria. Afinal de contas, obriga-los a participar pode acabar surtindo o efeito contrário na boa convivência com vizinhos.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem outra sugestão sobre como desenvolver um bom relacionamento com vizinhos, comente no espaço abaixo. Assim você ajuda outros interessados! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!