Férias escolares: saiba como preparar seu condomínio

Parte importante do trabalho do síndico é zelar pelo bem-estar dos moradores. Assim, com a temporada de férias que se aproxima, a tendência é que a criançada com muito tempo livre para brincadeiras tome conta do espaço do condomínio em busca de diversão, o que é natural nessa fase da vida.

Porém, o que para elas é diversão, para os outros moradores pode se tornar um problema. Se o condomínio não estiver preparado, transtornos por causa de barulho excessivo e acidentes com os pequenos podem fatalmente acontecer, colocando em cheque a boa convivência entre os moradores.

Brincar faz muito bem para as crianças! Para ajudar a criançada do seu condomínio a ter férias escolares mais felizes e aproveitar muito essa incrível fase que é a infância, veja nossas dicas e saiba como preparar seu condomínio.

5 dicas para deixar seu condomínio preparado para as férias escolares

1. Organize brincadeiras e gincanas

Moradores, pais e responsáveis podem ajudar o síndico a pensar em brincadeiras coletivas divertidas que possam envolver todas as crianças e deixá-las bem entretidas durante esse período.

Um concurso de desenho ou de dança, uma gincana de esportes, apresentação de teatrinhos, oficina de reciclagem, entre outras ideias, por exemplo, são simples de organizar e podem fazer um grande sucesso entre a garotada. Até as crianças mais tímidas terão uma oportunidade de se soltar e fazer novas amizades.

2. Incremente os espaços coletivos

Para criar mais opções de brincadeiras, uma boa ideia é aproveitar outros espaços nas áreas comuns, como salões de festas ou algum local espaçoso, por exemplo, para criar uma biblioteca ou brinquedoteca, mesmo que seja temporária.

Esta solução é, inclusive, excelente para lidar com a questão da diferença na faixa etária das crianças. Crianças mais velhas ou pré-adolescentes adoram jogos de tabuleiro e podem se interessar mais por passar seu tempo brincando em pequenos grupos. Os pequeninos vão adorar se divertir com brinquedos diferentes.

3. Organize as regras

Nem todos os moradores do prédio são crianças ou tem filhos, portanto muitos podem se incomodar com o excesso de movimento nas áreas comuns, barulho e não serem tão compreensivos assim.

As regras precisam existir para que a boa convivência entre os moradores não seja afetada. Estipule um horário para que as brincadeiras possam começar e terminar, por exemplo, de 9h às 20h. É muito importante também conscientizar os pais a educar as crianças para não gritar, correr por escadas, brincar no elevador ou atrapalhar o trabalho dos funcionários.

4. Invista em um playground

O espaço do playground é diversão garantida e essencial para estimular brincadeiras ao ar livre, exercícios e criatividade entre as crianças. Se seu condomínio não possui um lugar como esse ainda, considere este como um investimento primordial que fará sucesso por muitas férias!

Na hora de instalar e escolher o parquinho ideal, opte por brinquedos feitos com madeira plástica. Esse material 100% ecológico e sustentável é seguro, moderno e praticamente a prova de acidentes, pois não solta farpas ou lascas e nem enferruja.

Ao contrário da madeira natural, ela não encharca ou dilata em contato com a água e não sofre com ataque de mofo, fungos e outros animais e microrganismos, sendo super resistente e durável.

5. Busque uma ajuda extra

Férias das crianças não são necessariamente férias para os pais. É imprescindível que a brincadeira dos pequenos seja supervisionada por um adulto, e os funcionários do prédio não devem se responsabilizar pela segurança da criançada.

Assim, é possível avaliar a necessidade de contratar um monitor para este período de férias escolares. Esse profissional, além de auxiliar as crianças nas brincadeiras, tem noções de normas de segurança e pode ser um alento para pais que não tem tempo para monitorar os filhos durante o dia.

A criançada passa o ano todo aguardando esse momento tão esperado das férias escolares! Se planeje e prepare seu condomínio para fazer com que este período seja ainda mais especial e marcante para seus pequenos condôminos!

Gostou do nosso post? Que outras dicas e sugestões você teria para aproveitar as férias escolares com as crianças? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!