O que o cliente espera de uma gestão de restaurantes? Saiba aqui!

Você já parou para pensar o quanto a gestão de restaurantes pode influenciar a experiência do cliente e o seu negócio como um todo? Muitos empresários ignoram esse fato e não se atentam a medidas simples que podem ser adotadas para fidelizar e atrair um público cada vez maior, além de tornar o estabelecimento cada vez mais conceituado. São elementos básicos, que podem ser colocados em prática a qualquer momento e trabalhados por toda a equipe, garantindo melhores resultados.

Para conhecê-los e aprender um pouco mais, continue a leitura.

Gestão de restaurantes com foco no cliente

Se há uma certeza, é a de que o cliente tem sempre razão e não devemos medir esforços para satisfazê-lo. Ele entende isso claramente, esperando que todos os locais nos quais entre estejam preparados para garantir uma boa experiência. No que diz respeito à restaurantes, espera-se uma boa gestão que englobe desde sua entrada, passando pela ida do pedido para a cozinha, até o pagamento, para então decidir se voltaria ou não.

Para que o seu restaurante esteja na lista dos que serão visitados novamente, confira abaixo o mínimo que deve ser oferecido:

Ambiente limpo e agradável

Por ser um estabelecimento que lida com alimentos, o esperado é que haja limpeza constante e diária com produtos de qualidade e específicos para cada caso, como pisos e utensílios.

Ao entrar no local, o cliente não espera ter de fazer sua refeição enquanto os funcionários limpam o chão, por exemplo. Então, sempre que possível, opte por escolher horários com pouco ou nenhum movimento, como de manhã ou na parte da noite.

Lembre-se também de escolher os produtos neutros, sem fragrâncias, para que cheiros fortes não interfiram no cheiro da própria comida. Para não haver dúvidas quanto a forma de utilização, possíveis problemas e dúvidas, solicite ao fornecedor um breve treinamento para a sua equipe.

Tempo de espera curto 

O tempo de espera por uma mesa muitas vezes é o motivo de o cliente nem mesmo entrar no restaurante e já decidir não retornar. Por isso, faça com que ele seja o menor e mais agradável possível. Uma coisa que dificilmente é do agrado de alguém, por exemplo, é ter de esperar do lado de fora, em pé na calçada, muitas vezes sem nem mesmo uma cobertura adequada contra sol e chuva — e engana-se quem acredita que essa cena é difícil de ser vista.

O primeiro passo, então, é se certificar de que exista uma área para receber essas pessoas e, caso tenham que ficar nela mais do que o previsto, sirva aperitivos ou alguma cortesia para que o desconforto passe despercebido. Outra tática adotada por grandes redes que atuam em shoppings é a entrega de dispositivos que avisam quando a mesa ou pedido foi liberado, permitindo que cliente se movimente à vontade enquanto não é chamado.

Atendimento personalizado 

Esse termo é utilizado para se referir ao fato de que cada cliente pode ter necessidades diferentes que devem ser atendidas para garantir uma boa experiência, e não necessariamente que cada um deva ser tratado de um jeito. Um casal que chega com um bebê, por exemplo, precisa receber uma atenção diferente do que as amigas que estão ocupando a outra mesa.

A rede Outback trabalha muito bem esse conceito, sendo que uma pessoa que chegue a uma das unidades e tenha algum problema de saúde relacionado a alimentos é atendida com toda a atenção, muitas vezes conversando diretamente com o gerente ou o chef, e recebendo até mesmo alterações no cardápio para que possa comer no local sem problemas. 

Ambiente Kids Friendly 

Uma necessidade que virou tendência, os ambientes amigáveis para crianças ganharam espaço em grandes redes, como McDonald’s, e em restaurantes diversos. Piscina de bolinhas, mesinhas repletas de itens de arte e playgrounds, como os fornecidos pela Aquarela Parques são apenas algumas opções para entreter as crianças e até mesmo os pais.

Porém, para ser um local de fato preparado para receber esse público, é preciso se atentar às necessidades que vão além da diversão, garantindo pratos mais saudáveis para os pequenos, fácil locomoção com carrinhos de bebês e locais para troca de fralda, por exemplo.

Se o seu restaurante ainda não é kids friendly, uma boa forma de começar é entendendo, junto ao fornecedor do parquinho, qual opção é mais adequada para o seu negócio e, junto aos pais, quais são as expectativas em relação a um espaço que busca agradar seus filhos. Você pode  inclusive preparar esse local para promover festas de aniversário e outros eventos infantis.

Equipe bem treinada

Este com certeza é um dos fatores que mais fazem a diferença na experiência de qualquer cliente, afinal, ninguém gosta de ser atendido por um garçom mal-humorado, que servirá um prato mal feito, entre outros deslizes que uma equipe pode cometer. Um bom funcionário não só deve desempenhar seu papel com maestria, respeitando o cliente e atendendo duas vontades, mas também entender que deve zelar pelo trabalho dos colegas, garantindo um bom atendimento em todos os âmbitos e buscando resolver problemas, mesmo quando não for o causador dos mesmos.

Isso, claro, implica em todas as dicas acima, desde a limpeza feita corretamente, até o atendimento bem feito para que o cliente não note o tempo de espera, passando pelos cuidados especiais que surgirem e finalizando com o saber atender até mesmo as crianças. Nesse ponto, vale ressaltar que é preciso que o estabelecimento possua pessoas preparadas para cuidarem dos pequenos, seja como monitores, conduzindo as brincadeiras, ou somente como cuidadores, acionando brinquedos, mantendo tudo organizado e cuidado para que ninguém se machuque.

Uma boa segurança, atendimento de primeiros socorros, atendimento em outros idiomas e acessibilidade para pessoas com deficiência também devem fazer parte de uma boa gestão de restaurantes, havendo ainda muitos outros tópicos a serem abordados. Porém, o que foi citado aqui já serve como início para quem busca entregar uma boa experiência para atrair e fidelizar o público.

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