Como colocar limites em crianças sem parecer autoritário

Colocar limites em crianças é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento. Mesmo assim, muitos pais encontram dificuldades nessa área, pois têm medo de parecerem autoritários demais e, dessa forma, prejudicarem a boa relação com seus filhos.

Considerando o desejo que os pais possuem em dar a melhor educação a seus filhos, separamos algumas dicas que possam te auxiliar exatamente neste momento

1. Ouça o que os seus filhos têm a dizer

É importante que você entenda que seus filhos fazem parte de uma nova geração, que é caracterizada pelo diálogo franco e aberto. Por isso, é necessário que você escute o que os pequenos têm a dizer.

Ouça seus argumentos e tente compreender o lado deles. Dessa forma, cria-se um diálogo saudável e constrói-se uma relação de confiança entre vocês. Mas deixe claro que a posição final é sempre sua, e caso você discorde do ponto de vista deles, você deve impor a sua palavra, tendo cuidado para não perder a razão por conta do calor do momento.

2. Estabeleça uma rotina para as crianças

É muito importante que as crianças sigam uma rotina estabelecida pelos pais. Dessa forma, toda família consegue organizar o dia a dia e as crianças não deixam de fazer aquilo que você considera importante para a formação delas.

Então, crie uma lista com a rotina delas e cole-a num local apropriado para todos. Defina os horários de cada atividade dos pequenos, como hora de dormir, hora de tomar banho, de fazer as refeições, de fazer o dever de casa e também de brincar.

Tome cuidado para não ser rígido ou flexível demais, pois nem sempre conseguimos seguir tudo à risca. Equilíbrio é importante.

3. Você pode colocar limites em crianças brincado com elas

Sim! Brincar com os filhos é uma ótima oportunidade para ensiná-las e educá-las – inclusive sempre falamos sobre esse assunto aqui no blog.

Com as brincadeiras e os brinquedos, você consegue dar lições sobre paciência, concentração, perseverança, limites, criatividade, compartilhamento, e muitas outras que as crianças levarão para a vida inteira, e, de quebra, ajuda a fortalecer os laços familiares.

4. Não adule os pequenos

Sabe quando você espera que seu filho faça algo, ele não quer e você oferece uma contrapartida? Por exemplo: “Se você tomar o seu banho agora, te dou um chocolate”. “Se você fizer a lição, te dou um presente”.

Isso é adulação e muitos pais fazem isso para não parecerem autoritários demais. Mas, dessa forma, colocar limites em crianças acaba sendo um ato complicado e conturbado.

Então, quando a criança tem o dever de fazer algo, não a adule com medo de parecer autoritário. Dessa forma, o pequeno vai sempre esperar por uma recompensa e isso vai prejudicá-lo quando ele começar a conviver em sociedade, inclusive na escola.

5. Não fale mais de uma vez

Isso pode parecer muito autoritário, mas é necessário para que você imponha respeito aos pequenos e os ensine que você é a referência deles.

Quando você dá vários avisos, isso mostra a eles que você mesmo não espera uma ação efetiva logo de cara. Ou seja, os pequenos se comportam dentro de “modo de aviso”, e sabem que nada acontecerá com eles.

Portanto, colocar limites em crianças também é ser firme.

6. Não ameace os pequenos

Ameaçar as crianças no estilo “se você não fizer isso, eu irei…”, te faz parecer autoritário, mas não ajuda a colocar limites em crianças. Pelo contrário, isso abre uma margem para o pequeno simplesmente negar a oferta e você não saber o que fazer em seguida.

Outro problema é que se você ameaçar fazer algo, então será obrigado a cumprir isso para não cair em descrédito junto à criança. Nesse caso, a ameaça só serviu para punir mais o pai do que a criança. Então, siga a dica lá de cima e só fale uma vez, sem adular e sem ameaçar.

Diante de todas essas dicas de como colocar limites em crianças, podemos concluir que nem sempre é fácil lidar com os pequenos, mas é necessário perseverar. E se você sentir que nada disso está funcionando, pode ser hora de procurar por uma ajuda profissional.

Para ficar pode dentro desse e de outros assuntos do universo infantil, acompanhe as atualizações do blog da Aquarela Parques! Semanalmente disponibilizamos conteúdos relacionados a assuntos sobre o desenvolvimento infantil! 

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!