5 erros que você não pode cometer em uma escola particular

Quem cuida de uma escola particular sabe bem que tem muito trabalho a fazer, mas se alguns erros forem evitados, tudo fica bem mais fácil. Existem algumas coisas que podem prejudicar o desenvolvimento da sua instituição, gastando tempo com retrabalho e diminuindo os seus lucros e qualidade do serviço.

E é justamente para te ajudar nesse quesito que fizemos esse texto. Para evitar que essas falhas aconteçam, veja agora quais são os maiores erros que um gestor escolar pode cometer.

1. Não planejar

Ter um bom planejamento é essencial para alcançar o objetivo desejado. A sua escola particular é uma empresa e, como tal, precisa oferecer um norte para toda a equipe. Saber quem vai fazer o que, traçar metas e delegar funções.

Além disso, monitorar esse planejamento, constantemente, é fundamental para modificar o que não está dando certo e traçar caminhos melhores. Lembre-se de ouvir a todos, afinal de contas, toda a equipe deve participar.

2. Não se comunicar com os pais

A responsabilidade de educar as crianças e os jovens é tanto dos pais quanto da escola e, para que essa tarefa seja realizada com êxito, é preciso ter um bom canal de comunicação. Ferramentas do tipo não faltam, em uma época em que a tecnologia aproxima distâncias, entrar em contato com os pais não é um problema.

Mande e-mails, mensagens de celular ou em aplicativos para comunicar eventos na escola e outros anúncios necessários. Entre em contato para informar sobre o desempenho dos filhos é essencial.

3. Não ter funcionários especializados

É muito comum que alguns funcionários formados da área pedagógica, depois de muito tempo de experiência na escola particular, alcance postos de gerência. Porém, eles podem não entender muito sobre a parte administrativa, apesar de saber como a instituição funciona como um todo.

Ter pessoas especializadas em cada área e setor é uma forma de desenvolver as tarefas necessárias de forma mais rápida e com mais qualidade. Você pode até achar que o custo de alguém especializado pode ser muito elevado, mas a relação custo-benefício será bastante vantajosa.

4. Não analisar a qualidade das aulas

Apenas o fato de ter um diploma não é indicador de que o planejamento de aulas está a altura do que você deseja para a sua instituição. Avaliar como os professores estão passando o conhecimento necessário é uma parte fundamental do processo. Para ter o nome reconhecido na região é preciso ter qualidade no ensino.

5. Não investir em materiais de qualidade

É comum ver pessoas escolhendo itens apenas pelo preço mais barato sem saber se eles não realmente bons e terão uma boa vida útil. Resultado? Acabam gastando mais porque precisar comprar tudo de novo em um intervalo pequeno de tempo.

Um bom exemplo é o playground. Comprá-lo em madeira pode ajuda na proliferação de fungos e também é um material perigoso já que solta farpas, com chances de machucar os alunos. O plástico também não é uma boa opção já que resseca e quebra facilmente.

Quer fazer um bom investimento em material de qualidade e que não custa caro? O playground de madeira plástica é uma opção sustentável já que é feito de plástico reciclado e tem a aparência idêntica à madeira. Ele já vem pigmentado, o que evita gastos com reparos na pintura.  

Você tem mais dicas de como fazer uma boa gestão de uma escola particular? Compartilhe-as com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!