A área da educação tem trazido muitas novidades para os alunos desta geração. Com o avanço tecnológico, é cada vez mais comum que as escolas busquem formas de se adaptar a essa nova realidade.
São muitas as ferramentas, que contemplam desde momentos de estudo em sala de aula até estudos em casa, trazendo interatividade e desafios.
Para que você possa ficar por dentro de tudo o que há de melhor para seus alunos, preparamos este post com as principais tendências no assunto. Continue acompanhando e confira!
1. Plataformas de comunicação escolar
Plataformas de comunicação são incríveis ferramentas que prometem mudar o rumo da área da educação. Por meio de aplicativos e softwares integrados, será possível auxiliar as instituições de ensino, em geral, a melhorar as formas de se comunicar com alunos, pais e professores.
Além disso, essas ferramentas contribuirão na redução de custos, agilizarão os processos e aperfeiçoarão a gestão das escolas.
2. Ensino híbrido
A metodologia de ensino híbrido é uma mistura de aprendizados on-line e off-line.
Nessa tendência, os alunos poderão unir momentos em que estudarão virtualmente, e por si mesmos, a momentos em que estudarão de modo presencial.
Essa mescla auxilia na formação de um ambiente de estudo mais amplo e possui funções diferentes. Enquanto o aprendizado on-line fornece autonomia para o aluno e estudo extensivo, o off-line dispensa os modernos equipamentos, focando nas interações interpessoais.
3. Aprendizagem adaptativa
Também conhecida como “Adaptive Learning”, essa é uma tendência da área da educação que está se popularizando muito rapidamente pelo mundo.
Seu maior diferencial está em conteúdos que podem ser acompanhados de vídeos, exercícios, ilustrações, etc., tornando as aulas mais interativas. Além do mais, isso faz com que os alunos possam se concentrar melhor nas explicações do professor, em vez de fazer anotações apenas, uma vez que todo os assuntos discutidos em sala poderão ser acessados facilmente nos arquivos digitais.
4. Gamificação
A gamificação é outra forte tendência para a área da educação. Também chamada de educação gamificada ou “gamification”, essa tendência traz a proposta de usar tecnologia e elementos de jogos eletrônicos para ajudar no aprendizado dos alunos.
Segundo especialistas, os jogos on-line contribuem para o aumento nos níveis de atenção, motivação e retenção de conteúdos. Além disso, premiações, medalhas e rankings elevam bastante a autoestima dos estudantes, incentivando-os a confiarem mais em si mesmos. Assim, essa é uma tendência que vale muito a pena buscar investir.
5. Playground de madeira plástica
Para finalizar, como tendências na área da educação estão por todos os lados, precisamos também dar atenção aos menorzinhos, não é mesmo? Além disso, engana-se quem pensa que não há tecnologia envolvida nesse tema.
Quando falamos em playground, uma das grandes tendências do mercado é o uso da madeira plástica. Esse material tem sido a solução para muitos problemas gerados pelo uso de outros materiais. A madeira plástica traz qualidade, resistência, boa estética, e o principal: é ecologicamente amigável.
Gostou do nosso post de hoje? Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário e compartilhe com a gente sua opinião!