3 tarefas de rotina indispensáveis em parquinhos para crianças

Quem já viu parquinhos para crianças completamente deteriorados, quebrados e perigosos sabe o quanto uma manutenção é essencial para que a brincadeira das crianças não fique comprometida.

Nesse sentido, é fundamental que os responsáveis adotem uma rotina de verificação de todos os itens. Independentemente de onde está localizado o parquinho – seja em praça pública, em condomínios, na escola ou em outros lugares – é preciso ficar bem atento quanto a isso.

Separamos a seguir 3 tarefas de rotina que devem ser realizadas em parquinhos para crianças. Leia atentamente e verifique com os responsáveis todos esses requisitos antes de permitir que seus filhos brinquem nos brinquedos.

No final do post, deixe o seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar conosco a sua experiência.

1. Vistoria de segurança

Esta é a principal rotina indispensável em parquinhos para crianças, pois a partir daí podem ser resolvidos e prevenidos diversos problemas.

De acordo com a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente a NBR 16.071, deve-se realizar:

  • uma vistoria diária, que pode ser feita por um representante do local (síndico, agente da comunidade, coordenador da escola, uma mãe, etc.). Nela deve-se verificar pequenas irregularidades ou avarias que possam colocar a segurança dos pequenos em risco, como partes quebradas/soltas, parafusos frouxos, lascas, etc., para se providenciar rapidamente o reparo.
  • Uma vistoria técnica a cada seis meses, para se observar as estruturas e os demais pontos do local.
  • Uma vistoria com responsabilidade técnica uma vez ao ano, onde se verifica profundamente todos os requisitos e normas de segurança.

É importante que cada uma dessas vistorias seja relatada por escrito, para que os responsáveis consigam monitorar o estado dos brinquedos e se prevenir de possíveis incidentes.

2. Limpeza e higienização

Outra tarefa de rotina indispensável em parquinhos para crianças é a limpeza e a correta higienização. Nesse caso, os responsáveis precisam seguir as recomendações da fabricante dos brinquedos – até mesmo para preservar a garantia dos mesmos.

E caso o chão do parquinho seja de areia, é preciso mantê-la sempre limpa. Recomenda-se que esse processo seja feito a cada 2 meses.

Uma alternativa para uma limpeza mais simples é esvaziar toda areia do local com uma pá, removê-la para uma lona (retirando insetos e qualquer coisa que possa trazer risco às crianças), e com o tanque vazio limpar o chão com detergente e bastante água.

Depois de o chão estar completamente seco, basta devolver a areia (devidamente inspecionada) e cobrir o tanque com uma lona para garantir que insetos ou outros animais permaneçam longe.

Para uma limpeza mais pesada, você pode dissolver 100 gramas de hipoclorito de sódio em pó em 1 litro de água para cada metro quadrado do tanque de areia. Ou, ainda, utilizar 15 colheres de água sanitária dissolvidas em 2,5 litros de vinagre e 5 litros de água a cada metro quadrado.

Aplique uma das duas soluções no tanque de areia, mexendo a areia enquanto você despeja para que cada canto seja atingido. Depois, basta cobrir o tanque com uma lona e deixar descansar por pelo menos 2 dias. Em seguida, basta retirar a lona e voltar a mexer na areia.  

No mercado você também encontra soluções prontas de esterilização de areia. No entanto, certifique-se de que a substância seja atóxica.

3. Manutenção geral

Além das vistorias e da higienização, é preciso tomar outros cuidados na rotina para que a manutenção do parquinho esteja em dia. Algumas dicas:

  • Mantenha o piso sempre nivelado e resistente ao amortecimento de impactos.
  • Corrija os defeitos de pintura, assim como os parafusos, ligamentos, fechos e presilhas sempre que necessário.
  • Substitua peças desgastadas ou defeituosas, e sempre mantenha tudo soldado e lubrificado.
  • Tome o cuidado de manter as áreas sempre livres para a circulação das crianças.

Agora que você já sabe quais são as tarefas de rotina indispensáveis em parquinhos para crianças, separamos outro post relacionado ao assunto: como verificar os certificados de segurança de playground infantil? Leia atentamente e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *