Existem diversos materiais que compõem os playgrounds mundo afora, e um dos mais comuns é a madeira. Mas será que esse tipo de material realmente é a solução para parquinhos de grande rotatividade, como em praças públicas, escolas e restaurantes?
No post de hoje vamos descobrir os principais prós e contras de um parquinho de madeira para você tirar as suas próprias conclusões.
Vamos lá:
Os prós de um parquinho de madeira
- Custo reduzido em comparação ao playground de ferro.
- Maior facilidade de customização e manutenção.
- São 100% ecológicos, pois são produzidos com madeira de reflorestamento.
- Em comparação com o ferro e o plástico, o playground de madeira não esquenta quando exposto ao sol, trazendo mais segurança às crianças.
Os contras de um parquinho de madeira
- Mesmo tendo fácil manutenção, ela precisa ser mais recorrente, pois farpas e lascas podem se soltar. Então, é preciso caprichar em uma vistoria minuciosa diariamente.
- O playground de madeira pode sofrer com depredações com mais frequência, ainda mais se colocado em locais públicos.
- O tempo de vida útil é menor se comparado ao de outros materiais por conta da umidade que o parquinho vai recebendo, tendo maior possibilidade de apodrecimento.
Então, qual é a solução?
Com esses prós e contras de um parquinho de madeira, pode ser que você chegue à conclusão de que precisa de outra solução para o playground infantil de seu estabelecimento ou da pracinha pública da cidade.
Mas qual é essa solução, visto que todos os materiais, sejam madeira, ferro e plástico, também possuem seus prós e contras?
A resposta pode ser mais simples do que você imagina: existe um material que já está fazendo sucesso no mercado de parquinhos, chamado de madeira plástica.
Parquinho de madeira plástica
Mesmo que o nome pareça que o parquinho apresenta uma junção entre a madeira e o plástico, na verdade, o playground de madeira plástica é feito a partir da reciclagem de vários tipos de plástico processados e pigmentados. O resultado é um novo material sólido e com uso idêntico ao da madeira.
As principais vantagens de um parquinho de madeira plástica são:
- A madeira plástica não se deteriora com o sol e nem sofre com corrosão, chuva e poeira.
- É um material que apresenta uma garantia de 10 anos, perfeito para locais com grande circulação de crianças.
- Ao contrário do parquinho de madeira, o playground de madeira plástica não absorve umidade.
- O processamento do plástico transforma o material em um produto durável e bastante resistente, garantindo a segurança dos pequenos.
- Pode ser montado em contato permanente com o solo.
- A manutenção desse tipo de material é bem simples, pois não solta farpas ou rachaduras, sendo, também, imune a pragas, mofos e formação de fungos.
- Ao contrário do playground de plástico, que é mais recomendado para crianças bem pequenas, o parquinho de madeira plástica atente bem e com segurança a todas as faixas etárias destinadas a ele.
Então, eis a solução: ao invés de ficar indeciso com todos os prós e contras de um parquinho de madeira, o playground de madeira plástica pode te atender perfeitamente e garantir a diversão das crianças e a tranquilidade dos pais.
Se você tem mais alguma dúvida sobre esse material e o que ele pode fazer pelo seu projeto em particular, entre em contato com a gente!
Até a próxima.
Quanto custa um playground desse?
Clarice, no material de madeira plástica à partir de 15 mil…
Playground de madeira para prédio residencial antigo com poucas crianças
Moradoras. Precisa ser atrativo para atrair crianças netas dos moradores.
Peças em cima de laje de cobertura de garagem, não pode ser perfurada.
Posso enviar layout do Play.