Prós e contras de um parquinho de madeira

parquinho-de-madeira.jpg

Existem diversos materiais que compõem os playgrounds mundo afora, e um dos mais comuns é a madeira. Mas será que esse tipo de material realmente é a solução para parquinhos de grande rotatividade, como em praças públicas, escolas e restaurantes?

No post de hoje vamos descobrir os principais prós e contras de um parquinho de madeira para você tirar as suas próprias conclusões.

Vamos lá:

Os prós de um parquinho de madeira

  • Custo reduzido em comparação ao playground de ferro.
  • Maior facilidade de customização e manutenção.
  • São 100% ecológicos, pois são produzidos com madeira de reflorestamento.
  • Em comparação com o ferro e o plástico, o playground de madeira não esquenta quando exposto ao sol, trazendo mais segurança às crianças.

Os contras de um parquinho de madeira

  • Mesmo tendo fácil manutenção, ela precisa ser mais recorrente, pois farpas e lascas podem se soltar. Então, é preciso caprichar em uma vistoria minuciosa diariamente.
  • O playground de madeira pode sofrer com depredações com mais frequência, ainda mais se colocado em locais públicos.
  • O tempo de vida útil é menor se comparado ao de outros materiais por conta da umidade que o parquinho vai recebendo, tendo maior possibilidade de apodrecimento. 

Então, qual é a solução?

Com esses prós e contras de um parquinho de madeira, pode ser que você chegue à conclusão de que precisa de outra solução para o playground infantil de seu estabelecimento ou da pracinha pública da cidade.

Mas qual é essa solução, visto que todos os materiais, sejam madeira, ferro e plástico, também possuem seus prós e contras?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina: existe um material que já está fazendo sucesso no mercado de parquinhos, chamado de madeira plástica.


Parquinho de madeira plástica

Mesmo que o nome pareça que o parquinho apresenta uma junção entre a madeira e o plástico, na verdade, o playground de madeira plástica é feito a partir da reciclagem de vários tipos de plástico processados e pigmentados. O resultado é um novo material sólido e com uso idêntico ao da madeira.

As principais vantagens de um parquinho de madeira plástica são:

  • A madeira plástica não se deteriora com o sol e nem sofre com corrosão, chuva e poeira.
  • É um material que apresenta uma garantia de 10 anos, perfeito para locais com grande circulação de crianças.
  • Ao contrário do parquinho de madeira, o playground de madeira plástica não absorve umidade.
  • O processamento do plástico transforma o material em um produto durável e bastante resistente, garantindo a segurança dos pequenos.
  • Pode ser montado em contato permanente com o solo.
  • A manutenção desse tipo de material é bem simples, pois não solta farpas ou rachaduras, sendo, também, imune a pragas, mofos e formação de fungos.
  • Ao contrário do playground de plástico, que é mais recomendado para crianças bem pequenas, o parquinho de madeira plástica atente bem e com segurança a todas as faixas etárias destinadas a ele.

Então, eis a solução: ao invés de ficar indeciso com todos os prós e contras de um parquinho de madeira, o playground de madeira plástica pode te atender perfeitamente e garantir a diversão das crianças e a tranquilidade dos pais.

Se você tem mais alguma dúvida sobre esse material e o que ele pode fazer pelo seu projeto em particular, entre em contato com a gente!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo