Vai brincar lá fora: 4 dicas para afastar o sedentarismo das crianças

Seus filhos adoram ficar horas e horas na frente da TV? Estão sempre dispostos para comer, mas fogem de qualquer atividade física? Então o assunto de hoje vai interessar você. Vamos falar sobre o sedentarismo das crianças.

Esse é um problema sério, ainda mais porque traz como consequência o sobrepeso infantil. Mas apesar de tudo, tem solução.

Para ajudar você, o post de hoje foi preparado com uma breve análise desse quadro, além de quatro dicas fundamentais para colocar os pequenos em ação. Vamos lá?

A realidade do sedentarismo das crianças

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE na região metropolitana de São Paulo constatou o seguinte: 44% das crianças estão acima do peso, sendo que 45% das que têm de 10 a 12 anos não praticam atividades físicas.

Entre as causas disso, a violência urbana está presente. A falta de liberdade para brincar na rua faz com que os filhos fiquem dentro de casa, colaborando para que optem por computadores, tablets, videogames e programas de televisão.

Por outro lado, a recomendação do Ministério da Saúde para atividades físicas na infância é de 300 minutos por semana (o que corresponde a pouco mais de 40 minutos por dia).

Logo, a melhor maneira de acabar com o sedentarismo das crianças é incentivá-las a uma vida ativa através de brincadeiras e esportes. Quer saber como? Fique atento às dicas abaixo!

Como acabar com o sedentarismo

1. Incentive a convivência com outras crianças

O convívio entre a criançada é a maneira mais eficaz de acabar com o sedentarismo infantil. A presença dos amigos e o tempo que passam juntos no playground proporcionam condições ideais para o crescimento social, criativo e emocional do seu filho.

Na área de lazer, os passatempos fluem livremente e muitos deles envolvem atividades físicas como pega-pega, polícia e ladrão, pular corda, corridas, etc.

O incentivo às brincadeiras com crianças mais velhas também é muito válido, estimulando um esforço maior para que todos fiquem no mesmo nível de desempenho.

2. Estipule horários para televisão e jogos eletrônicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os pequenos não passem mais que duas horas em frente à TV. O gasto energético é muito baixo quando o corpo não se movimenta, e isso contribui para o sedentarismo das crianças

Evite pôr televisão no quarto do seu filho e limite a uma ou duas horas o uso de jogos eletrônicos. Incentive-o a praticar atividades que movimentem o corpo. Vale até o uso de videogames com sensores de movimento, como Kinect ou Wii.

3. Matricule seu filho em atividades extracurriculares

Dança, luta e outros esportes são uma boa opção para manter as crianças em movimento. E os benefícios vão muito além da diversão.

As escolinhas de atividades para crianças contam com profissionais qualificados e seu filho poderá desenvolver novas habilidades.

Mas atente-se: as pessoas têm suas diferenças, portanto é importante que seu filho pratique o esporte que lhe garanta prazer, e não aquele que os pais julgarem melhor.

4. Faça mais atividades em família

Como tudo na vida, os pais são os principais modelos para os filhos. Por isso, dê o exemplo: não adianta ficar no sofá em frente à televisão esperando que seu filho saia correndo e brincando por aí.

O passeio em família é importante não apenas pela atividade física em si, mas também pelo convívio e interação familiar.

Acompanhe seu filho ao clube, proponha brincadeiras onde todos possam participar, aproveite o tempo juntos e faça exercícios no mesmo horário que ele.

Lembre-se de que o primeiro passo deve partir dos pais através do incentivo. Dessa forma os ganhos serão imensos, não somente para o corpo, mas também para a saúde mental e social da criançada.

Como você viu, existem várias maneiras de pôr um fim no sedentarismo das crianças. Então aproveite e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para ajudar outros pais na solução desse problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!