Toda escola funciona como uma empresa, afinal, existem clientes, funcionários, orçamentos e todos os outros desafios e responsabilidades que um negócio exige. Entretanto, a administração de um colégio envolve outras complexidades, pois deve também pensar em formas de gerenciar o ensino. Por isso, o conceito “gestão escolar” foi formulado. Essa concepção busca abordar toda a rotina escolar e os objetivos traçados em busca de um ensino de qualidade e de excelência.
Continue lendo este post para saber mais sobre o conceito e descobrir como traçar um caminho de sucesso para sua escola:
A gestão escolar pedagógica
Este pilar é essencial para o dia a dia de uma escola, pois ele trata do ensino em si. Nessa esfera, são considerados:
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os métodos e as estratégias de ensino mais adequadas;
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e como os professores serão treinados para que a metodologia escolhida seja eficiente.
Os responsáveis por essa área devem também acompanhar e avaliar o trabalho dos professores, oferecendo suporte para que a comunidade escolar esteja sempre em equilíbrio e o ambiente seja estimulante para docentes e alunos.
A gestão administrativa
Esta área aborda as questões práticas organizacionais e a administração de recursos materiais e financeiros para que o dia a dia na escola funcione sem problemas. São alguns exemplos das responsabilidades geridas por esse pilar tópicos como:
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a compra de materiais;
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as manutenções;
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os pagamentos;
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o controle do inventário;
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e o cumprimento de leis e de diretrizes.
A gestão financeira
Enquanto a gestão administrativa cuida dos processos necessários para o funcionamento da rotina da instituição, a financeira direciona gastos e analisa prioridades de forma a atender todas as demandas, e, ao mesmo tempo, manter o orçamento da escola em dia.
Os gestores dessa área precisam se ater a calcular gastos, cuidar do fluxo de caixa, ficar de olho na inadimplência, definir o orçamento, viabilizar melhorias, entre outros assuntos vitais para a saúde financeira da escola.
A gestão de recursos humanos
A escola é um espaço onde as crianças aprendem noções de cidadania que levarão para a vida, e essa é uma responsabilidade muito importante. Por isso, a gestão de recursos humanos deve se empenhar para engajar a equipe e fazer com que todos trabalhem de forma alinhada.
A questão não é apenas avaliar professores e funcionários, mas sim buscar formas de motivá-los, facilitar suas rotinas de trabalho e incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal.
A gestão da comunicação
A escola precisa estar atenta e perceber se seus valores e propostas são compreendidos de forma clara pelo público interno e externo, afinal, falhas de comunicação impactam as relações em toda a comunidade escolar.
Professores e colaboradores precisam estar alinhados com relação aos métodos da instituição. Porém, o trabalho não para por aqui. Pais e responsáveis também devem estar cientes sobre:
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os tipos de atividades realizadas;
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os objetivos pedagógicos;
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o calendário de provas e de eventos extras;
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as notas;
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as faltas;
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e os eventuais problemas de disciplina.
Quando os responsáveis entendem seu papel na educação das crianças e veem a escola como parceira, problemas como indisciplina, evasão e falta de engajamento dos alunos podem ser resolvidos.
A gestão de tempo e de eficiência dos processos
Os setores de uma escola funcionam em conjunto, como uma engrenagem. Se algum deles falha, pode atrapalhar o andamento de todos os outros. Para evitar problemas, uma gestão concentrada na eficiência dos processos busca otimizar o tempo e criar formas de organizar e facilitar os procedimentos.
Quando entendemos que os diferentes pilares da gestão escolar precisam funcionar em espírito de cooperação, vemos que é possível alcançar a melhor performance da instituição.
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