Com a aproximação de um novo ano letivo, quem trabalha na gerência das escolas passa a se preocupar não apenas com a admissão de novos estudantes, mas também com a retenção de alunos. Afinal, assim como no comércio, você precisa fidelizar seus clientes para garantir a sua longevidade no mercado.
Pensando nisso, reunimos 5 dicas para lhe ajudar nessa missão e garantir que você diminua a taxa de evasão. Confira!
Aumente o quadro de profissionais especializados da escola
Quando se pensa em proporcionar um ensino de qualidade, logo vem à mente o investimento em um corpo docente qualificado para garantir um aprendizado mais aprofundado aos alunos, não é mesmo?
Mas o que muitos esquecem é que uma série de fatores pode estar envolvida tanto no baixo rendimento como no desinteresse do estudante pela escola. Por isso, vale a pena ampliar o quadro de profissionais especializados da instituição em áreas que vão além da educação.
Psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas são só alguns exemplos que podem fazer diferença no ambiente escolar e mostrar aos pais que seus filhos podem contar com todo tipo de orientação.
Melhore o diálogo com os pais
Outra dica importante é garantir um diálogo constante e fluido com os pais dos alunos, pois o feedaback é uma ferramenta essencial para medir o grau de satisfação de todos.
Assim, você consegue diagnosticar possíveis problemas, reclamações e insatisfações dos estudantes e seus responsáveis, e apresentar alternativas ou soluções para resolver cada questão.
Invista em áreas ao ar livre para aumentar a retenção de alunos
Oferecer áreas ao ar livre para os estudantes tem se tornado um diferencial atualmente, visto que muitas escolas têm preferido investir em infraestrutura interna e deixar de lado atividades que envolvam outros lugares além da sala de aula e corredores.
Por esse motivo, esse pode ser o diferencial para aumentar a retenção de alunos na sua instituição. Otimize os espaços abertos para proporcionar áreas de lazer, atividade e socialização para eles, engajando-os a ampliar a experiência deles no ambiente escolar.
Você pode instalar um playground de madeira plástica e garantir a diversão de todos. Isso porque, além de ser um brinquedo que oferece alta segurança e baixa manutenção, melhora a saúde e influencia diretamente no desenvolvimento social infantil.
Aplique o monitoramento da frequência escolar
Essa é uma prática pouco aplicada no dia a dia dos colégios e que pode ser usada por você para demonstrar aos pais que a escola se preocupa com a segurança dos alunos tanto em conjunto quanto individualmente.
Além disso, o monitoramento da frequência escolar é uma oportunidade para estreitar os laços com as famílias e mostrar que o colégio é uma extensão da casa delas e que se preocupam quando o estudante não comparece às aulas.
Aposte em atividades extracurriculares
Além do uso das áreas ao ar livre para ampliar as experiências dos estudantes, procure aumentar a interação familiar com a escola por meio de atividades extracurriculares.
Feiras, oficinas, exposições e eventos especiais são excelentes oportunidades para ampliar o leque de opções para os alunos e demonstrar aos pais que o investimento deles está sendo valorizado e bem empregado no aprendizado e desenvolvimento cultural dos seus filhos.
Gostou das nossas dicas de como aumentar a retenção de alunos? Então, é hora de colocá-las em prática e, em paralelo, manter uma constante autoavaliação sobre sua instituição, para garantir que o que está bom seja aprimorado e o que precisa melhorar receba a devida atenção.
E, se você tem alguma outra sugestão, deixe-a nos comentários!