Top 5 atividades para o desenvolvimento da criança

Toda atividade proposta para a criança pode ser um estímulo ao seu desenvolvimento motor, psicológico e social. Mais que diversão, brincar é essencial para ajudar os pequenos a se conhecerem e se adaptarem aos seus próprios corpos, descobrir novas formas de explorar o mundo, lidar com sentimentos como frustação, necessidade de dividir, respeito às regras, entre outros.

Cada fase da infância trará necessidades de estímulos próprias e, respeitando o tempo de cada criança, é possível aproveitar de forma lúdica e divertida todos os benefícios que atividades de esporte e lazer podem trazer.

Confira nossa lista de atividades para incentivar o desenvolvimento da criança.

Brincadeiras no parquinho

Além de ser uma atividade deliciosa para ser praticada ao ar livre, o parquinho é considerado a academia funcional das crianças. Corredores, gangorras e estruturas de escalar trabalham músculos de todo o corpo e ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, autoestima e autoconfiança, além de estimular a comunicação. As crianças menores devem ser auxiliadas pelos adultos nas primeiras aventuras, para lhes darem segurança. À medida que elas ganham confiança é preciso permitir que brinquem sozinhas e busquem a companhia de outras crianças para testar os brinquedos. Dos 2 aos 7 anos o parquinho é essencial para o desenvolvimento da criança e o ideal é levá-la todos os dias ou ao menos três vezes na semana. Quarenta minutos a uma hora é um bom tempo para se dedicar a essa atividade. Para os bebês, o parquinho é um ótimo lugar para explorar espaços com brincadeiras na areia, no chão e para os primeiros contatos com outras crianças.

Jogos de esconder e encontrar objetos e pessoas

Os jogos de esconder podem ser usados desde os primeiros meses de vida e estimulam a atenção e a cognição da criança. Os bebês adoram os estímulos de sons e cores e eles devem ser usados desde cedo. É possível fazer esses jogos escondendo objetos atrás do corpo do adulto ou sob uma almofada ou lenço, estimulando a criança a descobrir onde está. Para os mais velhos, a brincadeira pode evoluir para o esconde-esconde, estimulando a capacidade de raciocínio para encontrar os demais participantes.

Jogos de mímica

São jogos que estimulam a percepção dos sentimentos pela criança à medida que não são utilizadas palavras para expressar situações ou sentimentos. São ainda estímulos à organização do pensamento de forma lógica.

Cabra-cega e adivinhações

Ajuda a criança a fazer representações mentais de objetos, espaços e pessoas. Além de tornar mais apurado o tato fino e a identificação de formas e texturas.

Esportes

As atividades esportivas devem ser introduzidas por volta dos 5 anos, ainda de forma lúdica e sem estímulos à competição. Somente a partir dos 8 anos que as crianças compreendem bem o funcionamento das regras. Nessa etapa, é importante que seu filho conheça várias modalidades de esportes e se sinta livre para escolher qual lhe agrada mais. A competição e o trabalho em equipe, no caso dos jogos coletivos, são importantes para o desenvolvimento da socialização e coloca a criança em contato com situações de vitória e derrota, ensinando-a a lidar com frustrações.

Muitas outras atividades podem ser utilizadas para estimular o desenvolvimento dos pequenos. Assine nossa newsletter e conheça mais dicas de lazer e entretenimento infantil para diferentes espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!