Como estimular a criatividade das crianças?

Algumas mais, outras menos, é verdade, mas você consegue pensar em alguma área do nosso dia a dia em que a criatividade seja desnecessária e dispensável? Consegue imaginar quantas ideias e inovações surgiram a partir de mentes criativas, evoluíram e transformaram nosso mundo no que é hoje?

Estimular a criatividade das crianças faz-se necessário não somente por esta ser uma característica importante em todas as fases da vida, mas, principalmente, porque é exatamente na infância que o lado criativo começa a se enraizar e a se desenvolver.

E não precisamos nem mencionar o papel importante que pais e educadores possuem no processo, não é mesmo? E é pensando no estímulo dessa função que preparamos o post de hoje, com quatro dicas para impulsionar a criatividade das crianças. Confira!

1. Estimule a arte

Uma infância em que a criança não é introduzida ao mundo da arte é, sem dúvida alguma, uma fase em que a criatividade está sendo bloqueada. Dentro do universo de livros, peças de teatro, músicas e outras atividades do tipo, a imaginação vai à mil, tudo é possível.

Quando a criança faz um desenho, por exemplo, podemos ir mais longe e perguntar a ela por que escolheu fazer aquele desenho daquela forma ou por que escolheu aquelas cores em específico. Esses questionamentos farão com que a criança expresse suas ideais e criatividade.

E lembre-se sempre: no universo infantil, tudo é possível! Não se preocupe em corrigir a criança caso ela desenhe uma banana vermelha ou qualquer outra coisa de maneira não convencional. Não há certo ou errado nessas situações, muito menos limite para o potencial criativo. Apenas arte.

2. Incentive a criança a se expressar

Não apenas deixe que a criança se expresse, como também a estimule quando ela começar a fazê-lo. Por mais sem sentido que a ideia dela possa parecer, tudo isso faz parte do desenvolvimento da criatividade.

Quantas inovações não pareciam loucura quando foram idealizadas e hoje são uma realidade? Quando Graham Bell, por exemplo, ainda no século 19, disse que inventaria uma pequena caixa em que seria possível se comunicar instantaneamente com alguém que estivesse distante, isto deve ter soado de uma maneira bem maluca. Mas não é que deu certo?

Você também pode incentivar a criança a se expressar fazendo perguntas sobre de que maneira ela acha que determinadas coisas do cotidiano funcionam, como, por exemplo, os carros.

3. Incentive a criança a fazer o que gosta

Tudo bem, às vezes existem alguns programas ou atividades que os pais realmente gostariam que os filhos fizessem, mas não se esqueça de deixar que a criança também faça escolhas seguindo os gostos dela.

Além disso, você pode ir além e explorar a criatividade dentro do que a criança gosta. Se ela adora foguetes, por exemplo, por que não pegar papelão, cartolina e até mesmo outros materiais e ajudá-la a construir um? Há um potencial maior ainda para desenvolver a criatividade quando a atividade é prazerosa.

4. Aproveite a fase dos “porquês”

Consegue imaginar o turbilhão que não deve ser a cabeça de uma criança? Quantas perguntas? Quantas ideias de possíveis respostas para essas perguntas?

Antes de responder aos milhões de “porquês”, peça para que ela mesma tente fazer isso. Por mais que a resposta possa parecer sem nexo, não diga diretamente que o que foi dito está errado, pois isso pode fazer com que a criança pare de pensar em respostas e soluções por conta própria e passe somente a esperar que estas apareçam.

Gostou de saber como estimular a criatividade das crianças? Não deixe de curtir nossa página no Facebook e receber várias outras informações relacionadas ao tema e muito mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!