Os síndicos têm papel essencial na administração de condomínios. Eles possuem muitas responsabilidades, pois precisam lidar com a administração de documentos, equilibrar receitas e despesas, garantir a manutenção do espaço e considerar as demandas do grupo de moradores para garantir o bem-estar de todos.
Com organização e empenho é possível atingir uma gestão de sucesso, mas a verdade é que a posição de síndico carrega muito mais desafios do que quem se candidata imagina — sobretudo quando o assunto é administrar mão de obra ou lidar com conflitos entre os moradores. Diante de tudo isso, um novo síndico pode acabar pensando que o trabalho é impossível para uma pessoa só.
Contudo, tudo na vida tem solução. Com experiência, jogo de cintura e as dicas certas, você descobre que existem saídas para os desafios que a administração de condomínios traz e que uma pessoa consegue, sim, fazer uma gestão de sucesso e sem grande estresse. Então continue lendo nosso post e entenda como!
Fique um expert em resolução de conflitos
Os conflitos entre os moradores muito provavelmente representam os maiores desafios para os síndicos. Infelizmente, muitos moradores não têm consciência coletiva e, portanto, não colaboram nem cumprem as regras, atrapalhando a tranquilidade dos demais.
Muitas vezes, brigas de ordem pessoal e implicâncias — somadas à falta de habilidade das pessoas de resolverem conflitos por meio de uma conversa civilizada — acabam no famoso “vou chamar o síndico!”. E, dessa forma, o gestor se vê envolvido em uma série de discórdias concomitantes.
Entretanto, não tem jeito: resolver esse tipo de crise faz parte do dia a dia do síndico de qualquer condomínio. E, quanto mais você demora a abordar o assunto, mais complexo e grave ele vai ficando. Portanto, uma dica primordial é, assim que receber a reclamação, abordar os conflitos de imediato e encontrar formas inteligentes e objetivas de resolvê-los, sem dar espaço para picuinhas.
Primeiramente, é preciso criar uma plataforma de debates, um espaço para que ambas as partes possam se expressar e ser ouvidas. O síndico precisa ter paciência e ser totalmente imparcial, e estimular os moradores a pensar com bom senso e civilidade para a melhor convivência de todos.
Para casos de infração mais graves, o mais indicado é ter a convenção do condomínio sempre em mãos. Esse documento, com as regras e normas do espaço, é útil na hora de justificar que alguma ação não pode ser aceita. O documento deve contar com todos os direitos e deveres dos moradores bem explicitados, e indicar que tipo de casos exigem o pagamento de multas, por exemplo.
E, caso o síndico precise aplicar alguma multa ou taxa por conta de uma infração, vale lembrar que ele também é morador, portanto, os moradores envolvidos no conflito também são seus vizinhos. Para evitar um clima hostil e um possível mal-estar, o síndico pode alertar informalmente o condômino, em um primeiro momento, e chamar sua atenção para o descumprimento daquela regra, explicando que ele corre o risco de sofrer uma cobrança.
Aprenda a lidar com prestadores de serviço
Prestadores de serviço podem gerar questões graves para o condomínio, sobretudo quando existe uma falta de comprometimento e problemas com a entrega do trabalho ou o cumprimento da legislação. O síndico é responsável por todos os serviços que contrata, portanto, todo o cuidado é pouco na hora de escolher os fornecedores, e procurar por prestadores que sejam altamente recomendados e confiáveis é crucial para evitar problemas futuros.
Nesse sentido, contratar prestadores de serviço e terceirizar certas tarefas pode ser um recurso que facilitará a rotina do síndico — além de ser mais econômico, uma vez que não existe um vínculo empregatício. Para isso, escolha empresas que possuem profissionais treinados e que dominem os conhecimentos e equipamentos necessários para a realização do trabalho. Dessa forma, supervisionar a equipe fica bem mais fácil!
Estimule a consciência coletiva
Viver em sociedade não é fácil. O condomínio é uma micro comunidade, na qual as pessoas precisam compartilhar momentos pessoais, e de muita intimidade. Isso porque os moradores saem dos seus trabalhos ou demais atividades e vêm para casa, e nela querem que todas suas vontades e interesses imperem. Nesse contexto, muitos condôminos não querem gastar seu tempo considerando também os interesses coletivos.
Diante disso, o papel do síndico é agir com paciência, compreensão e empatia para estimular uma vida em condomínio em paz. Muitos conflitos, como barulho excessivo, brigas por vagas de garagem ou discussões sobre animais de estimação podem ser resolvidos quando o síndico encoraja um debate gentil e com senso de coletividade. Os moradores precisam entender que o espaço é de todos, e combater o individualismo.
O mal-uso de áreas externas é um assunto que também dá muito pano para manga. Quanto a isso, o síndico precisa ser capaz de pensar em maneiras de motivar os moradores a conservar e poupar os recursos do condomínio, pensando sempre no interesse geral. Nesses casos, bilhetes ou avisos pelas áreas comuns, ou até uma conversa aberta e honesta durante uma assembleia geral podem ajudar muito.
Combata a inadimplência
A inadimplência também é um grande problema para os condomínios, e cabe ao síndico abordar esta questão e tentar resolvê-la de forma eficiente e rápida. Quando mais você adiar a encarar esse fato, maior a dívida vai ficando, e isso pode encorajar outros condôminos a fazerem o mesmo — sobretudo em tempos de crise econômica.
Então, para combater a inadimplência, aborde o problema de imediato. Seja paciente, porém insistente, e mostre ao morador que você não vai desistir ou esquecer do problema. Para evitar que a questão se prolongue e a dívida fique enorme, invista em muita conversa com o inadimplente, esteja aberto a negociação e ofereça bons descontos para quitação total do valor. Em último caso, se necessário, acione judicialmente o morador.
Cuide da área de lazer
Áreas de lazer bonitas e bem cuidadas deixam os moradores felizes e satisfeitos com a vida em condomínio. Quando eles percebem que o síndico investe na manutenção e qualidade das áreas externas e coletivas, como piscinas e playgrounds, se sentem mais motivados para viver em paz com os outros e manter o espaço em ordem.
Além disso, atualmente, muitas pessoas enxergam os benefícios de escolher um condomínio com uma boa área de lazer e com playground para seus filhos. Portanto, não descuide desse item, e invista em brinquedos de qualidade para as crianças e na manutenção primorosa para garantir a segurança e bem-estar de todos.
Na hora de renovar ou construir um parquinho em seu condomínio, conte com empresas que oferecem serviços e produtos de extrema qualidade e inovação. Se você procura por bons fornecedores, garante também a melhor instalação e manutenção dos playgrounds. Aposte nesse item, que será um grande diferencial no seu condomínio e abrilhantará sua gestão!
Enfim: se você é síndico, parabéns! Afinal, essa função realmente não é para qualquer um. Portanto, valorize seu trabalho e invista em uma gestão com organização, eficiência e pensamento coletivo para uma vida feliz e em paz em seu condomínio. Dessa forma, os desafios da administração de condomínios não ficarão no seu caminho!
E então, você enfrenta muitos desafios na gestão do seu condomínio? Como faz para lidar com os problemas da vida em coletividade? Deixe-nos seu comentário e conte para a gente!