A gestão escolar está longe de ser uma tarefa simples de ser realizada. O gestor cumpre um papel de imensa responsabilidade, que é o de providenciar, à escola, tudo o que for necessário em questão de infraestrutura, materiais, recursos, conservação do patrimônio, entre outros, para que os alunos recebam uma educação de excelência.
Contudo, é impossível pensar na gestão escolar sem colocar na balança a quantidade de desafios que o líder terá pela frente, que colocarão o seu poder na tomada de decisão sempre em prática.
E para ajudar nesse “momento de superação diária”, elencaremos algumas dicas que podem fazer a diferença na sua gestão escolar. Vamos começar?
Capacitação de qualidade
O maior objetivo de uma escola é fornecer um ensino de qualidade aos seus alunos, pois é isso que a tornará uma referência e, para isso é necessário que o gestor capacite seus professores, de modo que venham a desenvolver seus conteúdos de forma objetiva.
Oferecer cursos de atualizações é o mais indicado e vale para todos os membros da instituição.
Seleção de diretores
A seleção de diretores costuma ocorrer de forma política ou por eleições. Porém, em alguns estados, é permitido o uso de testes na escolha do gestor, o que favorece a instituição, já que o teste permite que o contratante saiba um pouco do conhecimento de cada candidato antes da escolha.
Integração dos alunos
A integração dos alunos é extremamente importante não só para escola, mas principalmente para os educandos. Afinal ela visa trazer a ambos segurança e bem-estar.
Brincadeiras e jogos são sempre excelentes ferramentas para a integração, o que faz essa uma boa área a ser explorada. Nesse sentido, um playground infantil desempenha um ótimo papel para incentivar, além da diversão e desenvolvimento de habilidades motoras, a socialização dos alunos.
Portanto, com uma dinâmica e um bom playground infantil, a integração se torna mais fácil e torna o ambiente escolar mais atrativo aos alunos.
Gestão do currículo
A gestão do currículo escolar vai muito além do que simplesmente analisar a experiência do professor — embora este seja um fator importante. Ela engloba todos os aspectos inseridos no processo de aprendizagem, como:
-
seleção de competências e dos conteúdos;
-
elaboração de projetos interdisciplinares;
-
métodos de avaliação;
-
orientação, fiscalização e suporte.
Fiscalização
A tarefa de gerir/fiscalizar a escola fica por conta do gestor, mas é importante que seu trabalho também passe por constante avaliação, pois isso envolve o objetivo primário de uma escola — fornecer educação de qualidade — e suas decisões afetam toda uma instituição.
A medida mais correta é o levantamento estatístico e a criação de indicadores-chave de desempenho. Por meio dessas medidas, é possível fazer uma relação de indicadores gerais, permitindo assim uma análise ainda mais correta e coesa.
Não deixe de seguir nossas dicas e colocar os conceitos em prática. Assim, você tornará sua gestão escolar mais eficiente!
Este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida ou quer deixar alguma sugestão? Deixe o seu comentário e participe!