7 dicas de gestão de tempo para diretores de escola

Estar à frente de uma escola não é uma tarefa fácil, mas pode ser cumprida com sucesso se você conseguir manter uma boa gestão de tempo. A organização e a disciplina são fundamentais para isso, e com algumas dicas você conseguirá cumprir todas as suas tarefas sem atrasos ou estresse.

Confira, então, a nossa lista com 7 dicas práticas para que você consiga gerir o seu tempo com eficiência!

1. Liste suas tarefas

A primeira das dicas de gestão de tempo é sempre conhecer exatamente aquilo que você precisa fazer. Assim, crie uma lista onde constem todas as suas atividades ao longo de um dia e aquelas que precisam ser cumpridas esporadicamente.

Não tenha pressa de criar essa lista para não deixar nada de fora. Escolha um momento que esteja mais tranquilo e então, anote tudo o que você precisa fazer. É com base nessa lista que você vai organizar a sua rotina.

2. Organize a sua rotina

Depois de listar todos os seus afazeres, é hora de planejar sua agenda. Para melhorar a sua gestão de tempo, você precisa incluir primeiro as atividades que devem ser feitas em horários específicos. Também agende aquelas com datas certas para não precisar modificar toda a agenda em função delas.

Não coloque horários apertados entre um compromisso e outro. Considere deixar parte do seu dia livre para o caso de surgir algum imprevisto ou acontecer um atraso.

3. Delegue tarefas

Talvez nem tudo aquilo que você faz precise ser necessariamente você a cumprir. Algumas tarefas podem ser delegadas para outras pessoas, e quando você faz isso, reduz a carga de trabalho sobre você.

Tente não fazer tudo e coloque sob responsabilidade de outras pessoas o que elas podem cumprir no seu lugar.

4. Limite o uso das redes sociais

As redes sociais e a internet são fatores de distração que você deve controlar com rigor. Determine um tempo certo para abrir seus e-mails, responder mensagens e cumprir alguma outra tarefa similar.

Evite deixar as redes sociais conectadas quando estiver cumprindo alguma tarefa, pois assim a curiosidade e a ansiedade de conferir o que está acontecendo não vão te atrapalhar.

5. Faça da disciplina um hábito

A gestão de tempo para todo profissional e qualquer pessoa é baseada na disciplina. Se você estabeleceu seus horários e metas diárias, cumpra. No começo pode ser um pouco complicado se adaptar, mas com o tempo se torna um hábito.

O importante é deixar tudo muito esclarecido para si mesmo e se cobrar o cumprimento das tarefas, já que cada uma delas tem o seu tempo para ser executada. Esforço e persistência são fundamentais.

6. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente existem aplicativos, plataformas na internet e programas que ajudam a organizar rotinas, tarefas, agendas e ainda dividir documentos entre dispositivos, facilitando o seu acesso remoto.

Essas facilidades ajudam na gestão de tempo oferecendo dinamismo. Também o uso de smartphones, tablets e outros recursos tecnológicos, pode ajudar a tornar a comunicação mais rápida.

7. Tenha um momento de descanso

E entre todas as suas tarefas e compromissos, você não pode se esquecer de que há um muito importante: aquele consigo mesmo. Os momentos de descanso são essenciais e não podem ser sacrificados.

É preciso agendar o seu horário de almoço ― e cumpri-lo ― para manter a saúde do seu organismo e para ter um tempo para relaxar. Tenha descansos semanais e procure não levar o trabalho para casa.

Participar de atividades prazerosas nos dias de folga ajuda a reduzir o estresse e influencia positivamente em sua produtividade da mesma maneira como ter o seu horário certo para encerrar o trabalho todos os dias.

O desafio da gestão de tempo é cumprir todas as suas tarefas com o trabalho na escola e ainda ter tempo para você e sua família. Mas mantendo uma rotina organizada e disciplinada, nada ficará para depois e você conseguirá descansar com seu trabalho todo em dia.

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