Quer entender Direitos Humanos? Comece por um parquinho

Ajudar a criança a entender Direitos Humanos pode reduzir bullying e exclusões, melhorar a relações com os professores e criar uma atmosfera mais calma para a aprendizagem.

Os pequenos precisam entender a igualdade e conhecer seus direitos, saber como devem ser tratados e como devem tratar os outros. Ensinar esses conceitos cria um lugar seguro para os alunos explorarem, discutirem, desafiarem e formarem suas próprias opiniões e valores.

O conhecimento que os alunos ganham com isso, combinado com a compreensão, respeito e tolerância à diferença, pode capacitá-los para combater o preconceito, melhorar os relacionamentos e aproveitar ao máximo suas vidas.

Mas quando começar a ensinar tais conceitos? Desde cedo! E os parquinhos das escolas são um ótimo lugar para esse aprendizado. Entenda o porquê nesse post.

Eles corroboram com o direito de brincar

Brincar é um dos direitos das crianças. O artigo 31 da Convenção das Nações Unidas estabelece que “Toda criança tem direito ao repouso e ao lazer, às brincadeiras, às atividades recreativas adequadas à sua idade e a uma participação na vida cultural e nas artes”.

As escolas honram o direito das crianças nesse aspecto como um processo e um contexto para ajudar no aprendizado. O simples fato de ter um playground na escola e que o tempo de brincar ou educação física esteja integrado ao currículo, reforça a promessa de que eles são encorajados a dominar as habilidades físicas e pessoais, enquanto se divertem.

Eles fortalecem o direito à igualdade

As crianças não são poupadas dos problemas de discriminação. Quando uma criança entra em um playground, ela se expõe a crianças de diferentes raças, culturas, valores, status sociais, sexo ou outras características.

Mas, apesar dessas diferenças, uma criança bem educada e sensível entende a importância de tratar as pessoas de forma igualitária e as responsabilidades que cada um de nós tem em proteger os direitos dos outros.

Dessa forma, nos parquinhos as crianças podem melhor entender Direitos Humanos com os conceitos de partilha, revezamento, respeito, empatia, cooperação e trabalho em equipe.

Por isso, apenas por estar no playground e experimentar as consequências de cada ação, as crianças aprendem sobre as pessoas e o mundo ao seu redor.

Eles mantêm as crianças livres do medo

Além da provisão e participação, os direitos das crianças consideram o caráter vulnerável delas. Infelizmente, segundo uma pesquisa feita pelo National Education Association, estima-se que 160.000 crianças faltam à escola todos os dias devido ao medo de ataque ou intimidação por outros alunos.

Uma vez que o risco de bullying é elevado nos playgrounds da escola, os pais devem constantemente lembrar seus filhos de como eles devem ser tratados por outros e como defender seus direitos. Por outro lado, as autoridades escolares devem garantir que haja suficiente supervisão de adultos ao redor, dando às crianças mais tranquilidade durante as brincadeiras.

Eles garantem a liberdade de escolha

Como falamos com as crianças sobre sua liberdade de escolha? Começando cedo. Deixe-as tomarem decisões como o que vestir, o que comer ou do que brincar, dando-lhes opções para escolher.

Parquinhos são locais onde a criatividade rola solta e a escola deve se tornar um ambiente projetado para extrair o melhor das crianças e capacitá-las para se tornarem os principais atores de suas mentes criativas.

Como vimos, fazer a criança entender Direitos Humanos pode ser algo simples e o parquinho pode nos dar uma boa ajuda com esse tema. Agora basta apenas colocar tudo em prática e auxiliar os pequenos com isso.

Gostou desse nosso post? Conhece outras pessoas que também se interessariam por esse assunto? Então, compartilhe esse texto em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!