Entenda como identificar e lidar com a hiperatividade na escola

O aluno não para quieto, não faz as atividades que são passadas pelos professores e está impaciente a todo momento. Toda essa hiperatividade na escola pode ser um sinal de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). É uma patologia psiquiátrica, uma disfunção biológica na área do cérebro responsável pelo comportamento e emoções.

Essa é uma doença que tem se tornado cada vez mais comum. Com tantos estudos e pesquisas a respeito do tema, hoje é mais fácil identificar uma criança com TDAH, que, há alguns anos, era tida como indisciplinada.

Não é uma tarefa fácil porque as crianças, biologicamente falando, apresentam uma disposição bem maior que os adolescentes e adultos. Por causa disso, resolvemos fazer este post para ajudá-la e facilitar o seu trabalho.

Como identificar a hiperatividade

1. Padrão persistente

Uma criança pode apresentar dias de maior e menor hiperatividade; aquela com TDAH, não. Ela sempre estará hiperativa, inquieta, e não conseguirá manter a atenção necessária para assistir às aulas mesmo que queira muito fazer isso.

São pessoas extremamente impulsivas e, em se tratando de uma criança, muitas vezes agem sem pensar.

2. Atividades inconclusas

Quem tem TDAH está sempre em busca de algo novo. É como se estivesse com um brinquedo na mão e cinco minutos depois aparecesse um novo muito mais brilhante e convidativo; mais cinco minutos, e outro também reluzente, e por aí vai.

Não é que a criança perca o interesse em tudo e não consiga terminar nada. Na verdade, é o contrário: ela gosta de todas as opções e deseja fazer um pouco de tudo. É um comportamento que afeta seriamente o aprendizado.

3. Desatenção

Além da hiperatividade, é possível notar desatenção constante na sala de aula. Como a criança não pode ficar correndo e brincando durante a explicação do professor, ela começa a “viajar” em seus pensamentos.

É aquele aluno sobre o qual muitos dizem: vive no mundo da lua.

Como lidar com um aluno que tem TDAH?

1. Integre-o à turma

Crianças com TDAH podem se sentir isoladas, afinal de contas as outras crianças não conseguem seguir no mesmo ritmo. Quem tem TDAH não consegue compreender porque é tão diferente e isso acaba por causar baixa autoestima e tristeza.

Estimule brincadeiras em grupo, ao ar livre, principalmente. Usar o parquinho da escola para reunir a turma e fazer uma recreação mais lúdica é uma boa ideia.

2. Tenha apoio de um especialista

É muito importante que a escola tenha o acompanhamento de um profissional de saúde mental. Não só um psiquiatra, como também um psicólogo, já que, além das medicações, a doença também é tratada com terapia cognitivo-comportamental (TCC).

3. Dê reforço positivo

As crianças, especialmente aquelas com TDAH, não reagem bem a punições. É muito melhor reforçar positivamente, parabenizar quando elas fazem algo de maneira correta e incentivar. Dessa forma, elas se sentirão muito mais motivadas a continuar o que estavam fazendo.

Lidar com uma criança com TDAH não é algo muito complexo, mas é necessário certo conhecimento sobre a doença. O ponto positivo é que é uma doença de bom prognóstico, apesar de não ter cura. O acompanhamento de um terapeuta e de um psiquiatra é essencial para o convívio da criança no seu ambiente.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre hiperatividade na escola, que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais e ajudar outras pessoas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!