Pesquisa sobre felicidade indica os melhores lugares do mundo: conheça!

Quem não sonha em ter uma vida feliz e plena, não é mesmo? Esse é um desejo comum entre a maioria das pessoas (se não todas). O que algumas pessoas não sabem é que o lugar que você está inserido tem uma relação direta com essa sensação de satisfação e felicidade. É exatamente isso que a pesquisa sobre felicidade feita pela ONU revelou, indicando os melhores lugares do mundo têm para viver.

Continue conosco para saber quais são eles e o que eles têm em comum.

Entenda melhor a pesquisa sobre felicidade

A ONU (Organização das Nações Unidas) faz todo ano uma pesquisa conhecida como Relatório Mundial da Felicidade. O levantamento é feito por professores renomados e leva em consideração vários fatores, como a percepção dos habitantes, o PIB per capita, e outros indicativos, levando em conta fatores culturais e socioeconômicos. Através dessas respostas, é possível listar quais são os países com os moradores mais felizes do mundo.

Os países mais felizes

Conheça agora a ordem dos países mais felizes do mundo:

  1. Dinamarca
  2. Noruega
  3. Suíça
  4. Holanda
  5. Suécia
  6. Canadá
  7. Finlândia
  8. Áustria
  9. Islândia
  10. Austrália

A listagem pode variar um pouco de ano para ano, mas os mesmos países normalmente têm uma classificação boa – e não conquistaram esse posto à toa. Se inspirando nesses países, você pode mudar a realidade da sua cidade ou de onde está inserido, promovendo um ambiente mais feliz para as pessoas.

Diferenciais 

Os países da Escandinávia normalmente estão entre os lugares mais felizes para se viver. Isso pode parecer coincidência em um primeiro momento, mas acontece por diversos fatores em comum que eles promovem aos seus cidadãos. Afinal de contas, quanto mais a cidade estiver desenvolvida, maior será o grau de satisfação das pessoas. Veja alguns deles:

Segurança

Promover um ambiente seguro, onde as pessoas possam andar pelas ruas sem grandes preocupações é um dos pontos mais importantes. Isso, em parte, é fruto do policiamento e da punição, mas parte também é da distribuição de renda e da garantia de uma vida com qualidade para a maioria da população. Quanto mais a cidade for dividida e desigual, maior será o grau de insatisfação e de violência.

Mobilidade urbana

Poder se locomover pela cidade de forma consistente com um sistema integrado e funcional também pode ajudar muito. Essa medida faz com que as pessoas optem pelo transporte público e abram mão de outras vias, melhorando a fluidez do trânsito e a qualidade de transporte de todos. Assim, ninguém precisa perder 4 ou 5 horas por dia no trajeto casa/trabalho/casa.

Contato com a natureza

Ter contato com a natureza pode ser uma grande influência, principalmente se ela é bem cuidada e preservada. Esse é um segredo importante da população feliz, pois existem muitos estudos que revelam que as áreas verdes podem trazem benefícios psicológicos e até físicos. Faz sentido, já que essas áreas melhoram a estabilidade do clima, reduzem o calor e a velocidade dos ventos.

Além disso, as áreas verdes trabalham purificando o ar e diminuindo os níveis de poluição. Se você nunca parou para pensar nessa ótica, essa medida pode diminuir as chances de sofrer com pneumonia, bronquite, câncer de pulmão e outras doenças. Os parquinhos e playgrounds com muito verde são ótimas opções de diversão para as crianças e aumentam consideravelmente a sensação de felicidade. Portanto, invista nessa área na sua cidade.

Boas relações sociais

Viver em um ambiente que você está cercado por pessoas que gosta faz um bem tremendo. As relações sociais são o ponto que faz com que a maioria das pessoas se sinta mais feliz ao longo da vida. Então, não deixe de investir tempo com os amigos, família e quem mais te dá satisfação.

Agora que você já conhece a pesquisa sobre felicidade, pode se inspirar em alguns desses pontos para fazer da sua cidade um lugar melhor para se viver. Para que esse artigo ajude outras pessoas a melhorarem suas cidades, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Nos encontramos em breve! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!