Quando você busca ter uma visão ampla do que é uma escola, o que vem à mente? Uma vez que você assume um papel de direção, já sabe muito bem o que envolve a administração de uma escola, desde a área pedagógica até as finanças. E para colocar tudo isso em ordem, é fundamental compreender o que é gestão escolar.
Neste artigo, apresentaremos o conceito de gestão escolar e tudo o que você deve saber para implementá-lo em sua escola de modo eficaz e organizado, utilizando os seus principais pilares!
O conceito de gestão escolar
A gestão escolar pode ser entendida como uma forma de qualificar, por meio de conceitos e fundamentos da gestão, todos os processos institucionais de uma escola, além, é claro, de melhorar a qualidade do ensino oferecido.
De certo modo, é necessário que tudo funcione de maneira adequada, como em uma engrenagem. Nesse caso, isso significa garantir a evolução dos processos socioeducacionais a fim de que a escola tenha condições de cumprir seu papel com excelência.
Para se alinhar a esse objetivo, a gestão escolar atua como um instrumento voltado para a análise de resultados, cumprimento de metas, capacitação e motivação tanto do corpo docente como de todos os colaboradores dos demais departamentos. Além disso, tem o intento de promover a integração dos pais com a escola, entre outras ações que aumentarão a qualidade da instituição.
E conforme os próprios conceitos da gestão escolar, a mesma é dividida em 6 pilares que abordam todas áreas de atuação — elencaremos cada um deles a seguir.
Pilares da gestão escolar
Gestão pedagógica
A gestão pedagógica está ligada a tudo acerca do sistema educacional, assim como ao gerenciamento de pessoas e aos projetos pedagógicos, em que a prioridade é garantir que tudo ocorra satisfatoriamente, detectando o que pode ser aperfeiçoado para melhorar o ensino.
O papel do líder nesse processo é trabalhar, junto aos educadores, a análise de desempenho, aspectos motivacionais, definição de metas, cumprimento do professor junto às diretrizes socioeducacionais e criação de um ambiente que ofereça maior estímulo a todos os envolvidos (professores e alunos).
Gestão administrativa
A gestão administrativa visa levantar todas as necessidades de uma instituição, além de estar ligada à fiscalização das rotinas da secretaria, processos educacionais, legislações, manutenção patrimonial (como salas de aula e playground escolar) e de bens para que todos os recursos materiais e financeiros sejam utilizados a favor do ensino.
Gestão escolar financeira
À gestão escolar financeira atribui-se a organização e gerenciamento do orçamento da escola, promovendo um maior controle dos gastos e a garantia de que todos os recursos financeiros sejam bem distribuídos, sempre levando em conta as necessidades e promovendo redução de custos.
Gestão de recursos humanos
A área de recursos humanos é vital para toda e qualquer instituição, devido ao fato de que ela se comunica com todos os envolvidos, desde o corpo docente, alunos e seus responsáveis aos funcionários.
O objetivo da gestão de recursos humanos é estabelecer certo entrosamento entre a equipe e, ao mesmo tempo, fazer com que todos se mantenham engajados com os objetivos da escola por meio de ações e incentivos.
Gestão da comunicação
A Comunicação é um meio de promover conhecimento e informação, sendo este um instrumento muito importante para uma instituição, visto que ela envolve tanto a equipe interna — e até por isso se relaciona com a gestão de RH — quanto pais e alunos.
Um bom exemplo de como gerir a Comunicação em uma escola é a criação de um canal onde alunos se mantenham atualizados sobre diversos pontos, como: calendário escolar, comunicados, divulgações de eventos, entre outros. Nesse sentido, também é preciso envolver os pais, a fim de que fiquem atentos a todas as iniciativas da escola.
Gestão de tempo e eficiência dos processos
Cada segundo que vivenciamos é algo valioso, e isso não é diferente quando o assunto é gestão escolar. A gestão de tempo e eficiência dos processos é um meio de otimizar a produtividade dos colaboradores, o que requer muito trabalho e empenho para ser convertido em resultados.
E agora que você aprendeu mais sobre o que é gestão escolar e os seus principais pilares, que tal nos enviar possíveis dúvidas ou sugestões? Participe pelos comentários!