5 dicas para economizar energia durante o horário de verão

A época do calor se aproxima, e com esses dias quentes e ensolarados chega também o horário de verão. E que tal então entrar nesse clima e aproveitar o momento para poupar energia no seu condomínio?

O bolso certamente agradecerá, uma vez que a conta de luz virá mais em conta. Além disso, essa ação contribuirá para a qualidade de vida dos moradores e possibilitará oportunidade de diálogo sobre o consumo consciente dos recursos.

Confira nossas 5 dicas e veja formas simples de economizar energia no seu condomínio durante o horário de verão!

1. Substitua as lâmpadas fluorescentes pelas de LED

Lâmpadas fluorescentes já são muito populares e praticamente substituíram as antigas incandescentes em vários lugares. Porém, nos últimos tempos, as lâmpadas de LED tomaram conta do mercado, proporcionando uma economia ainda mais eficiente.

Essas lâmpadas costumam ter um preço mais salgado, mas a durabilidade e a economia no longo prazo são bem significativas, provando que o investimento inicial vale a pena. Se você ainda não experimentou, precisa dar uma chance para elas no seu condomínio e ver na prática ― e na conta ― como elas farão a diferença!

2. Evite gasto excessivo com os elevadores

Elevadores representam um custo enorme de energia em um condomínio. Primeiramente, muitos deles ficam com a iluminação interna acessa o tempo todo, mesmo que parados em um andar, gastando luz sem necessidade.

Modernizar o elevador do prédio com economia da luz interna e sistemas de chamada inteligente pode reduzir os gastos em até 50%.

Além disso, que tal estimular o uso da escada entre os moradores, especialmente para descer ou subir poucos andares? Espalhe cartazes que exaltam esse hábito que, além de gerar economia, faz muito bem para a saúde. Quem sabe eles não se inspiram e começam a usar menos o elevador?

3. Pinte as paredes de cores claras

Esse gesto simples pode fazer uma grande diferença na conta de luz. Áreas comuns pintadas de cores bem claras, como o branco, iluminam mais o espaço e dispensam por mais tempo a necessidade de uma iluminação artificial, sobretudo durante o horário de verão, quando a economia pode ser ainda mais substancial.

4. Compartilhe dicas de economia doméstica

Educar os moradores para um consumo de energia mais consciente e compartilhar dicas de como fazer isso pode resultar em um impacto muito positivo para o condomínio. Quando as pessoas aprenderem a importância desse ponto, passarão a encarar a redução de desperdício de energia nas áreas comuns de uma outra forma também.

Aborde medidas simples, como a importância de desligar luzes e ventiladores quando não estiver mais usando um ambiente, evitar banhos longos sem necessidade ― o que economiza água e energia ― e retirar aparelhos que não são frequentemente usados no modo stand-by.

5. Aproveite o horário de verão e estimule a brincadeira ao ar livre

Hoje em dia, as crianças passam muito tempo em casa, conectadas a inúmeros aparelhos tecnológicos. Além do gasto de energia, muitas não realizam atividades físicas ou interagem com outras crianças da mesma idade. Esse hábito é extremamente nocivo para a saúde e o desenvolvimento dos pequenos.

Investir no espaço de playground pode trazer muitos benefícios para os moradores. As crianças terão um lugar aberto e seguro para brincar, estimular a criatividade e fazer novas amizades. Com o horário de verão e os dias mais longos, elas ficarão muito mais tempo se divertindo ao ar livre do que em casa, “ligadas” em aparelhos elétricos.

Para um playground moderno e seguro, aposte em brinquedos de madeira plástica, um material resistente e durável que não oferece riscos de as crianças se machucarem com farpas ou lascas. É também um produto 100% reciclado e ecológico, que respeita o meio ambiente. Um investimento que realmente vale a pena para o seu condomínio!

Poupar energia faz bem para o bolso e também para a saúde e o bem-estar! Aproveite o clima do horário de verão e ofereça todos esses benefícios para os moradores do seu condomínio!

Gostou do nosso conteúdo? Você conhece outras dicas e práticas para poupar energia durante o horário de verão? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!