A educação brasileira é repleta de mitos que envolvem desde a forma como os professores são vistos até a maneira como as crianças lidam com o aprendizado da matéria em sala de aula. Justamente por isso, é fundamental derrubar essas inverdades e costumes que afetam o ambiente escolar e o desenvolvimento das crianças, tanto a nível social quanto cognitivo.
Abaixo listamos 4 desses mitos, desmitificando-os para você. Confira!
1. A função mais importante da escola é formar cidadãos
Não se pode negar que esse é, sim, um dos papéis da escola, porém não é o único nem o mais importante.
O ambiente escolar não pode ter como foco principal ensiná-los a cidadania, pois os professores e a grade curricular visam o ensino de atividades básicas, como o processo de alfabetização, o aprendizado dos conteúdos e a formação estudantil que os levará ao ensino superior.
A formação das crianças enquanto cidadãos parte da articulação entre o papel da família, dos espaços culturais, da sociedade e, claro, do colégio.
2. A repetência sempre melhora o desempenho na educação brasileira
Outro mito é o de que a reprovação do aluno que não foi capaz de acompanhar e avançar junto com os demais da sua turma fará com que ele tenha seu desempenho melhorado no ano seguinte, ao rever a mesma matéria.
Cada vez mais estudos, como o do Programa de Avaliação da Alfabetização, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, têm demonstrado que essa tese não tem fundamento e que, além do alto custo educacional, também há um aumento na possibilidade do repetente ser novamente reprovado ou até mesmo abandonar a escola.
Por isso, o ideal é adotar novas medidas e estratégias que visem recuperar os alunos que apresentem alguma dificuldade de aprendizado durante o ano letivo, em vez de aplicar a repetência.
3. Ser professor é sinônimo de vocação
Esse é um dos mitos mais comuns envolvendo a educação brasileira que, de tão propagado, muitos levam ao “pé da letra”.
Acontece que a docência, assim como as demais carreiras, requer não apenas vocação, mas, principalmente, estudo e muito preparo. Isso porque essa carreira é o resultado de um exercício constante de formação e atualização dos aspectos teóricos e práticos da aprendizagem, além de exigir muita dedicação e esforço pessoal.
4. Playground infantil nada mais é do que um custo
Os espaços voltados para a socialização entre os alunos não costumam receber a devida atenção, pois muitos consideram o investimento em áreas com playground infantil nada mais do que um custo inútil.
E esse é, além de um mito, um grande equívoco. Isso porque ambientes assim funcionam como um laboratório lúdico ao ar livre para experiências e aprendizagens constantes, capazes de melhorar o desenvolvimento da coordenação motora, ampliar a noção de espaço e equilíbrio e aumentar a inteligência cognitiva das crianças.
Além disso, os brinquedos e parques proporcionam a chance de se desconectarem de videogames, internet e televisores para interagirem com outras crianças, em locais abertos e, muitas vezes, em contato com a natureza, o que também influencia na forma com que lidam com a preservação do meio ambiente.
Como você percebeu, o contexto dos mitos que são difundidos diariamente não fazem jus à educação brasileira e o principal afetado é o ambiente escolar, que carece das ferramentas e do preparo correto para lidar com os estudantes de maneira diferenciada e criativa.
O que você achou dessas informações? Você conhece outros mitos sobre o assunto? Então compartilhe conosco nos comentários!