A indisciplina na escola é um assunto amplamente discutido hoje em dia. Com tantas mudanças no ensino e no comportamento da sociedade, manter a ordem em sala de aula tem sido um desafio para muitos professores, enquanto os pais estão perdidos tentando buscar soluções para atender às reclamações sobre o comportamento de seus filhos.
Em uma época em que os alunos não respeitam e nem valorizam mais os professores, a maioria dos educadores também não sabe lidar com a infração às regras e resolver os conflitos internos. Por isso, este artigo apresenta um guia com dicas de como lidar com a indisciplina na escola e alcançar um bom relacionamento com os alunos e seus pais.
Promova interação entre pais e escolas
Um dos problemas da indisciplina na escola está no fato de que os adultos têm medo de estabelecer limites para as crianças, pensam que a autoridade possa ser confundida com o autoritarismo. Sendo assim, os pais não impõem regras em casa, na escola elas não são ensinadas e a sociedade está cada vez menos exigente e mais permissiva.
Portanto, o caminho é promover uma parceria entre os pais e a escola. Desde cedo, em casa, as crianças devem conhecer e receber regras a serem seguidas. Os pais devem explicar de forma clara quais são os limites e exigir que sejam obedecidos, assim, a criança já estará familiarizada e saberá como reagir às regras que encontrará na escola desde a primeira infância.
Apresente as regras para evitar indisciplina na escola
Em sala de aula, o professor deve apresentar suas regras e também as da escola desde o primeiro contato com os alunos, deixando claro o que pode e o que não será tolerado. Isso dará transparência à relação aluno e professor e fará com que os estudantes conheçam seus limites.
Em casos de indisciplina na escola, os educadores, diretores e demais funcionários devem abrir um diálogo franco com o aluno para gerar aproximação e esclarecer as causas do conflito.
É essencial que os pais também conheçam as regras da escola e acompanhem o dia a dia dos filhos — mesmo que tenham suas agendas ocupadas — para que toda a comunidade envolvida possa apoiar o professor e garantir o respeito, a fim de que os alunos alcancem resultados positivos.
Demonstre paixão pelo conhecimento
Quando o professor disponibiliza tempo de sua aula para expor sobre a ordem em sala, com longos discursos sobre a importância de estudar e a indisciplina na escola, os alunos têm a tendência de se distanciar. Logo, em vez de conseguir a atenção do estudante, o professor a perderá ainda mais.
Portanto, preparar suas aulas com dinamismo e atividades para promover, desafiar e instigar a curiosidade dos alunos é um passo certeiro para garantir a disciplina em sala de aula. Fazer perguntas e ouvir as respostas de cada um demonstra interesse pelo aprendizado dos alunos.
Apresentar o seu conhecimento de maneira dinâmica, demonstrando toda paixão pelo conteúdo fará com que se sintam motivados a aprender e despertará o interesse de toda a turma.
Valorizar e respeitar os alunos é tão importante quanto exigir o respeito deles. A indisciplina na escola é um comportamento natural de crianças que ainda estão aprendendo como se comportar na sociedade e diante de regras.
Todo excesso deve ser avaliado, mas é preciso que o professor tenha como desafio transformar a sala de aula em um ambiente prazeroso para o aprendizado.
Se você gostou deste guia e tem alguma dica para compartilhar sobre como lidar com a indisciplina na escola, deixe seu comentário!